::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::   ACONTECIMENTO(S) DO ANO 2023   :: :: ::

ALDEIA HISTÓRICA DE SORTELHA É A «MELHOR ALDEIA TURÍSTICA DO MUNDO 2023»

Capeia Arraiana tem por tradição eleger o «Acontecimento do Ano» nos últimos dias de Dezembro. Em 2023 decidimos destacar a prémio «Melhor Aldeia Turística do Mundo» para a Aldeia Histórica de Sortelha atribuído pela OMT-Organização Mundial de Turismo na terceira edição da «Best Tourism Villages» que teve lugar na cidade de Samarcanda no Uzebequistão. Como «Figura Nacional» elegemos Ricardo Araújo Pereira e como «Figura Internacional» a… «Inteligência Artificial». O «Destaque do Ano» vai para a Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa entre os dias 1 e 6 de Agosto. Em 2024 os portugueses vão ser chamados por duas vezes a eleições: para a Assembleia da República e para o Parlamento Europeu. Pelo mundo continuam em destaque duas guerras: Ucrânia e Palestina.

Ver artigo [aqui]

Vítor Proença recebeu em Samarcanda, no Uzebequistão, a distinção de «Sortelha - Melhor Aldeia Turística 2023» atribuído pela ONWTO-Organização Mundial de Turismo
Vítor Proença recebeu em Samarcanda, no Uzebequistão, a distinção de «Sortelha – Melhor Aldeia Turística 2023» atribuído pela ONWTO-Organização Mundial de Turismo

::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::   ACONTECIMENTO(S) DO ANO 2022   :: :: ::

INFLAÇÃO e AS TRAPALHADAS DO GOVERNO DE COSTA

O ano de 2022 já lá vai e não deixa saudades a ninguém. O Capeia Arraiana tem por tradição eleger o «Acontecimento do Ano» mas por ser tão evidente a escolha da invasão e guerra na Ucrânia vamos optar por destacar a «Inflação» e «As trapalhadas do Governo de Costa» e escolher também o que mais marcou cada mês do ano que agora terminou. Como «Figura Nacional» elegemos António Costa e como «Figura Internacional» o ucraniano Volodymyr Zelensky e o «Destaque do Ano» vai para o «Bacalhau à Moda do Sabugal». Para 2023 desejamos a todos os leitores e a todos os sabugalenses menos inflacção, menos trapalhadas no Governo de maioria absoluta e muita paz.

Ver artigo [aqui]

XXIII Governo chefiado pelo primeiro-ministro António Costa tomou posse a 30 de Março de 2022

::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::   ACONTECIMENTO DO ANO 2021   :: :: ::

SUCESSO DA CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO

A pandemia do novo coronavírus a que deram o nome de Covid-19 é incontornável quando se fala de acontecimento do ano 2021. O mês de Janeiro trouxe-nos a esperança das vacinas estudadas e produzidas em tempo record. Na coordenação da task-force da «Campanha Nacional de Vacinação», entre 3 de Fevereiro e 28 de Setembro, o Vice-almirante, Henrique Gouveia e Melo, o submarinista desconhecido que os portugueses passaram a ver com farda de combate e a tratar como «herói» em consequência da grande competência demonstrada. Em 2021 o Capeia Arraiana atribui o título de «Acontecimento do Ano» ao «Sucesso da Campanha Nacional de Vacinação» destacando o comando, a dedicação, o mérito e o altruísmo do agora Almirante Henrique de Gouveia e Melo.

Ver artigo [aqui]

Vice-Almirante Gouveia e Melo – comandante da task force da campanha nacional de vacinação
Vice-Almirante Gouveia e Melo – comandante da task force da campanha nacional de vacinação

::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::   ACONTECIMENTO DO ANO 2020   :: :: ::

NOVO CORONAVÍRUS E A VACINA

Normalmente o critério para escolher um acontecimento do ano quando este termina é subjectivo e, por vezes, discutível. Mas neste ano de 2020 que agora terminou o voto é unânime… vence o Novo Coronavírus apelidado de Covid-19. Mas como estamos todos fartos e mais do que fartos deste bicho invisível, só para chatear, vou escolher vários acontecimentos do ano. Estamos em tempo de grandes restrições. A passagem do ano foi uma coisa nunca vista, em Lisboa, no Porto, em Albufeira e por todo o Mundo. Os números dos infectados continuam em alta. E nós caminhamos tranquilamente para umas eleições presidenciais…

Ver artigo… [aqui]

Luís Carlos Carriço - Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal - capeiaarraiana.pt
Vacina contra o novo Coronavírus (Covid-19)

::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::   ACONTECIMENTO DO ANO 2019   :: :: ::

CONGRESSO DA COETUR NAS TERMAS DO CRÓ

O COETUR-VI Congresso Europeu de Turismo Rural que decorreu entre os dias 29 e 30 de Maio, no Cró Hotel Rural. O congresso, realizado pela primeira vez no nosso país, tinha como tema o «Destino Ibérico, Turismo Rural sem Fronteiras» e contou com cerca de 200 congressistas de Portugal e Espanha.

Ver artigo… [aqui]

Personalidade do Ano 2021 - António Manuel Bogas com José Carlos Lages
Participantes no COETUR-VI Congresso Europeu de Turismo Rural

::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::    ACONTECIMENTO DO ANO 2017   :: :: ::

A TRAGÉDIA DOS INCÊNDIOS

Capeia Arraiana escolheu como Acontecimento do Ano 2017, a calamidade dos incêndios que tiveram uma dimensão trágica. Pelo menos 115 pessoas morreram em fogos florestais, com expressão maior em Pedrógão Grande, onde a calamidade começou. O concelho do Sabugal não ficou livre desta desgraça, tendo-se registado a morte de uma pessoa no Terreiro das Bruxas, quando lutava contra as chamas.

Ver artigo… [aqui]


::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::    ACONTECIMENTO DO ANO 2015   :: :: ::

HINO AFINADO AO FUTURO NA BENDADA

A Sociedade Filarmónica Bendadense foi fundada em 1870 por António Nunes da Fonseca Faria, primeiro professor primário da freguesia da Bendada no concelho do Sabugal. Inicialmente foi dado destaque ao ensino da música vocal até porque só em 28 de Agosto de 1881 foi possível adquirir o primeiro instrumento musical. Com reportório actual e bastante diversificado actuam em cerimónias religiosas (missas e procissões), participações lúdicas (concertos) e eventos públicos oficiais. Tem actuado por todo o país e já se deslocou a Espanha e França.

O Capeia Arraiana considera que o «Acontecimento do Ano 2015» é, afinal, um conjunto de vários acontecimentos que decorreram ao longo do ano sob a batuta da Sociedade Filarmónica Bendadense: concerto de Primavera com músicos espalhados pela serra da Senhora do Castelo a 900 metros de altitude; a inauguração da Casa da Música da Bendada e por fim a Semana Cultural de Natal.

Nas pautas musicais com 145 anos de história está escrito um afinado hino em allegro maestoso ao futuro da Bendada.

Ver artigo… (Aqui.)


::  ::  ::  ::  ::

:: :: ::    ACONTECIMENTO DO ANO 2014   :: :: ::

FECHO DO TRIBUNAL DO SABUGAL

O ano de 2014 foi pródigo em novidades judiciais. No dia 1 de Setembro, prazo legalmente fixado, para o arranque da organização do sistema judiciário o Citius, portal da Justiça, «craschou». Recuperar os dados «escondidos» de 3,5 milhões de processos judiciais e ajustar o Citius à dinâmica de cada comarca demorou muitas semanas provocando constrangimentos e reclamações de advogados, funcionários e magistrados. Para trás ficaram 20 Tribunais encerrados e 27 transformados em Secções de Proximidade. O Tribunal do Sabugal passou a ter competências de Secção de Proximidade com Regime Especial.

Ver artigo… (Aqui.)

Jesué Pinharanda Gomes no Centro de Estudos com o seu nome no Sabugal (Foto: C.M. Sabugal)
Edifício do Tribunal do Sabugal (foto: jcl)

:: :: ::    ACONTECIMENTO DO ANO 2011   :: :: ::

BATALHA DO GRAVATO – SABUGAL

As cerimónias oficiais da evocação da Batalha do Sabugal no sítio do Gravato tiveram início no dia 2 de Abril de 2011 no Auditório Municipal do Sabugal.

«As comemorações dos 200 anos das Invasões Francesas e a importância da região raiana nas movimentações militares» foram eleitas pelo Capeia Arraiana como o «Acontecimento do Ano 2011».

Ver artigo… (Aqui.)

Monumento à Batalha do Gravato numa das principais rotundas do Sabugal

:: :: ::    ACONTECIMENTO DO ANO 2010   :: :: ::

JORNADAS DO MUNDO RURAL

Acontecimentos importantes para o concelho do Sabugal muitos foram durante o ano que agora finda. A nossa escolha para «Acontecimento do Ano 2010» recai nas «Jornadas do Mundo Rural» que decorreram no dia 26 de Abril no Auditório Municipal do Sabugal presididas por António Serrano, ministro da Agricultura, do desenvolvimento rural e das pescas e com a participação de cerca de três centenas de agricultores de todo o distrito.

O Sabugal foi o local escolhido para o maior acontecimento do distrito da Guarda no ano que agora finda e que pretendeu recolocar o mundo rural e a agricultura dos territórios beirões no centro das atenções regionais e nacionais.

O Capeia Arraiana está em condições de adiantar que o concelho do Sabugal vai integrar o projecto piloto do Plano Estratégico de Desenvolvimento Agrícola do Ministério da Agricultura.

Ver artigo… (Aqui.)

António Serrano, ministro da Agricultura
António Serrano, ministro da Agricultura