• NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Entrevista
    • Reportagem
    • Primeira Página
  • CRONISTAS
    • Cronistas
    • Crónicas
    • Opinião
    • Poesia
  • Documentários
  • FICÇÃO/GÍRIA
    • Ficção (Artigos)
    • Ficção (Arquivo)
    • Gíria Quadrazenha
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • FICHA TÉCNICA
    • Ficha Técnica
    • O Primeiro…
    • A Cidade e as Terras

Menu
  • NOTÍCIAS
    • Notícias
    • Entrevista
    • Reportagem
    • Primeira Página
  • CRONISTAS
    • Cronistas
    • Crónicas
    • Opinião
    • Poesia
  • Documentários
  • FICÇÃO/GÍRIA
    • Ficção (Artigos)
    • Ficção (Arquivo)
    • Gíria Quadrazenha
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • FICHA TÉCNICA
    • Ficha Técnica
    • O Primeiro…
    • A Cidade e as Terras
Home  /  .Capeia Arraiana (2025) • .Notícias • .Primeira Página • Aldeia Santo António • Beira Alta • Beira Baixa • Câmara Municipal Fundão • Câmara Municipal Guarda • Câmara Municipal Sabugal • Caminhadas/Convívios • Casteleiro • Concelho do Sabugal • Distrito da Guarda • GNR Guarda • Media / Internet • Penamacor • Quadrazais  /  Primeira Página (31.05.2025)
31 Maio 2025

Primeira Página (31.05.2025)

Por José Carlos Mendes
.Capeia Arraiana (2025), .Notícias, .Primeira Página, Aldeia Santo António, Beira Alta, Beira Baixa, Câmara Municipal Fundão, Câmara Municipal Guarda, Câmara Municipal Sabugal, Caminhadas/Convívios, Casteleiro, Concelho do Sabugal, Distrito da Guarda, GNR Guarda, Media / Internet, Penamacor, Quadrazais festas cidade sabugal, josé carlos mendes, quercus Deixe Comentário

«O Melhor da Semana» e «O Pior da Semana» em «Primeira Página». As notícias chegam todos os dias e em grande catadupa. Em jeito de semanário publicamos um resumo seleccionado editorialmente e em duas linhas do Melhor e do Pior de cada dia. O destaque de abertura será sempre aquele que consideramos ser a mais importante «Notícia da Semana»…

Trump frustrado com Putin (foto: D.R.)

NOTÍCIA INTERNACIONAL DA SEMANA

«Trump perde a paciência com Putin – por causa de negociações falhadas ameaça sobre queda da Rússia reflete lição da História. Frustrado com o impasse nas negociações e surpreendido pela escalada dos ataques russos contra civis, Donald Trump subiu o tom da retórica contra Vladimir Putin. O presidente americano admitiu em público o que analistas consideram uma constatação histórica: se tentar conquistar toda a Ucrânia, a Rússia poderá cair». (in «Expresso», via Sapo). 


Alentejo – mais painéis solares em elevado número (foto: D.R.)

NOTÍCIA NACIONAL DA SEMANA

«Energia solar em Portugal – «um milhão de painéis e 180 contentores para baterias. Mais uma grande central solar a caminho da costa alentejana. Complexo do Sado prevê 1,1 milhões de painéis para produção solar e 180 contentores para baterias. Área em estudo para instalação abrange concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, incluindo a Comporta.» (In “Observador”).


::  ::  ::  ::  ::

SÁBADO, DIA 24 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Câmara Municipal de Penamacor
Câmara Municipal de Penamacor

«Penamacor vai assinalar o Dia do Concelho, comemorado a 1 de junho, com uma sessão solene comemorativa no dia 31 de maio – o programa arranca às 16 horas, com um momento musical a cargo do Polo de Penamacor da Academia de Música e Dança do Fundão, seguido do arranque da sessão, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, que inclui a entrega de medalhas de Bons Serviços de Grau Prata aos trabalhadores da Câmara Municipal de Penamacor que, durante um período superior a 20 anos, tenham desempenhado as suas funções com assiduidade, dedicação, zelo e competência. A programação prossegue, depois, pelas 21:30, com um concerto.» (In “Newsletter” da CM Penamacor).

Por Portugal…

>> MELHOR >>  «Luísa Costa Gomes agraciada com o grande Prémio de Literatura». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >>  «AIMA. Imigrantes fazem quilómetros por marcações». (In “Observador”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  Tarifas… «Comissão Europeia continua empenhada em alcançar acordo com EUA apesar de ameaças de Trump». (In “Jornal de Negócios”).

>> PIOR >>  «Seis seguranças de ajuda humanitária mortos em ataque israelita». (In “Jornal de Notícias”).


::  ::  ::  ::  ::

DOMINGO, DIA 25 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Guarda – celebrações do Dia Mundial da Criança e do Dia Mundial do Ambiente (imagem: CM Guarda)

PELA NOSSA REGIÃO…

«Guarda assinala Dia Mundial da Criança, dias 2 e 3 de junho, no Parque da Cidade – sob o mote “Guarda a Alegria no Parque”, o Município da Guarda irá assinalar, nos dias 2 e 3 de junho, o Dia da Criança. O Parque da Cidade será o palco da iniciativa que convida os alunos do pré-escolar e 1.º ciclo do concelho e as famílias guardenses a mergulhar num universo de aprendizagem e partilha.

Guarda comemora Dia Mundial do Ambiente de 2 a 5 de junho – com instalações, exposições e ações de sensibilização. De 2 a 5 de junho, o Município da Guarda comemora o Dia Mundial do Ambiente com diversas iniciativas, em equipamentos municipais e espaços ao ar livre, envolvendo a comunidade escolar do concelho.» (In “Newsletters” da CM Guarda).

Por Portugal…

>> MELHOR >>  «Temperaturas chegam aos 35 graus». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >> «Metro de Lisboa – linha verde com perturbações na circulação». (In “Público”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  «Rússia e Ucrânia trocam centenas de prisioneiros de guerra». (In “Correio da Manhã”).

>> PIOR >>  «Os americanos e os europeus foram extraordinariamente hipócritas com a Ucrânia». (In “Diário de Notícias”).


::  ::  ::  ::  ::

SEGUNDA-FEIRA, DIA 26 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Sabugal – GNR salva corço doente (foto: GNR)

«GNR do Sabugal – resgate de um corço debilitado – o Comando Territorial de Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, no dia 22 de maio, recuperou um corço (Capreolus capreolus) ferido, no concelho do Sabugal. Na sequência de um alerta relativo a um acidente de viação ocorrido na localidade de Águas Belas, do qual resultou um animal em situação de vulnerabilidade, os elementos do SEPNA deslocaram-se ao local, onde confirmaram a presença do espécime, sendo que este apresentava sinais visíveis de debilidade física». (in “site” da GNR).

Festas da Cidade do Sabugal – de 18 a 22 de Junho festas na cidade do Sabugal. Já há programa e com boa música. Veja… [aqui]

Por Portugal…

>> MELHOR >>  Matosinhos… «Padre começou a ser julgado por crimes sexuais contra menores». (“RTP Notícias”).

>> PIOR >>  «Relatório aponta fraude nos biocombustíveis». (In “Correio da Manhã”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  «Brasil quer receber 300 mil turistas portugueses com o apoio da TAP». (In “Diário de Notícias”).

>> PIOR >> «Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde o início da guerra». E… «Abraços com surto, taxas de vacinação contra o sarampo disparam no Texas». (In “Público”).


::  ::  ::  ::  ::

TERÇA-FEIRA, DIA 27 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Fundão – Encontros de Cinemas decorrem até 1 de Junho n’A Moagem

PELA NOSSA REGIÃO…

«O Cineclube Gardunha entre os dias 28 de maio e 1 de junho de 2025 – n’A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, mais uma edição dos Encontros de Cinema do Fundão, num evento que cruz projeções de filmes, debates com a presença dos autores, apresentações de livros e concertos. Esta iniciativa aposta na qualidade e diversidade das propostas artísticas e cinematográficas, reunindo neste espaço importantes criadores nacionais e internacionais.». (In “site” da CM Fundão).

Por Portugal…

>> MELHOR >>  «Há mais mulheres a trabalhar. Fosso entre eles e elas no emprego diminuiu». (In “Eco”).

>> PIOR >>  «Conselho da Europa alerta para sanções brandas em crimes de violência doméstica em Portugal». (“SIC Notícias”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  «Comissário do Comércio da União Europeia manteve boas conversações com homólogo dos EUA». (In “Jornal de Negócios”).

>> PIOR >>  «BCE: possibilidade de stress no mercado e mais problemas, devido ao crescimento da procura por ouro, que é o ativo preferido em períodos de volatilidade». (In “Jornal Económico”).


::  ::  ::  ::  ::

QUARTA-FEIRA, DIA 28 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Aldeia de Santo António – na Festa vai haver caminhada

PELA NOSSA REGIÃO…

«Caminhada a 21 de Junho durante as Festas da Aldeia de Santo António 2025 – juntem-se a nós nesta caminhada. Inscrições até dia 14 de junho. Basta uma mensagem nas redes sociais da comissão ou no café ponto de encontro. Quem não quiser caminhar pode juntar-se a nós para o almoço. Contamos com vocês.» (in “Facebook” da Festa da Aldeia de Santo António).

Por Portugal…

>> MELHOR >>  «Banco de Portugal reduz requisitos de fundos próprios e passivos da CGD». (In “Jornal de Negócios“).

>> PIOR >>  «Portugal perde investimento estrangeiro pela primeira vez desde a pandemia». (“Eco”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  «Amnistia Internacional acusa Hamas de atacar palestinianos que criticam grupo». (In “Jornal de Notícias”).

>> PIOR >>  «Anualmente são mortos 1,3 milhões de cangurus para produzir calçado desportivo, mas há marcas a mudar». (In “Sustentrix“).


::  ::  ::  ::  ::

QUINTA-FEIRA, DIA 29 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Casteleiro – Junta de Freguesia e Lar promovem férias para jovens e crianças (imagem: “Facebook da JF Casteleiro”)

PELA NOSSA REGIÃO…

«Férias ativas no Casteleiro – a Junta de Freguesia de Casteleiro, irá promover, em julho e agosto, a primeira edição das “férias ativas”. Um projeto em parceria com o Lar São Salvador do Casteleiro, destinado a crianças e jovens. Vamos criar atividades diferentes, criativas e sensoriais, desporto e memórias inesquecíveis, num ambiente único! Façam já a pré-inscrição na Freguesia de Casteleiro.» (In “Facebook” da JF Casteleiro).

Por Portugal…

>> MELHOR >>  «Estudo indica que apenas 20 minutos na floresta podem reduzir o stress». (In “Rádio Renascença”).

>> PIOR >>  «Poeiras de regresso. Proteção Civil alerta para fraca qualidade do ar». (In “Rádio Comercial”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  «Elon Musk confirma saída do governo Trump». (In “Jornal de Notícias”). E… «Von der Leyen defende “Europa independente sem as algemas do passado”». (In “Observador”).

>> PIOR >>  «Glaciar colapsa nos Alpes Suíços e deixa aldeia praticamente destruída». (In “RTP Notícias”).


::  ::  ::  ::  ::

SEXTA-FEIRA, DIA 30 DE MAIO DE 2025

::  ::  ::  ::  ::

Quadrazais – praia fluvial premiada com «Ouro»

PELA NOSSA REGIÃO…

«Praia Fluvial da Lameira-Quadrazais distinguida como “Praia Qualidade de Ouro” 2025 – o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” é atribuído pela Quercus e distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes administrações regionais hidrográficas.» (In “Facebook” da JF Quadrazais/Ozendo).

Por Portugal…

>> MELHOR >>  «PJ deteve 10 pessoas e desmantelou rede de clonagem de cartões bancários». (In “RTP Notícias”).

>> PIOR >>  «Cirurgias no Hospital de Santa Maria com programa desatualizado permite erros ». (In “Observador”). E… «PJ faz buscas ao Estado-Maior da Força Aérea por suspeitas de corrupção». (In “Rádio Renascença”).

Lá por fora…

>> MELHOR >>  «Ucrânia e Rússia marcam para segunda-feira nova ronda de negociações». (In “Euronews”).

>> PIOR >>  «Epidemia de cólera no Sudão mata 70 pessoas em dois dias». (In “RR – Notícias”).

::  ::
31 de Maio de 2025

«Primeira Página», coordenação e edição de José Carlos Mendes
:: ::

Partilhar:

  • WhatsApp
  • Tweet
  • Email
  • Print

Relacionados

Partilhar nas Redes Sociais
Share on Facebook
Share on LinkedIn
Share on Twitter
Share on StumbleUpon
Share on Reddit
Share on Tumblr
Share on Delicious
Share on VK
Share on Whatsapp
José Carlos Mendes

Origens: Casteleiro :: :: Crónicas no Capeia Arraiana: A Minha Aldeia :: :: Postal TV :: :: 1971-74 – Os Anos da Tropa :: :: Primeira Página :: :: Diretor de Informação do Capeia Arraiana (desde 1 de Janeiro de 2025)

 Previous Article Retrato no escuro
Next Article   Melo – visita a uma vila literária

Related Posts

  • Casteleiro – casos, locais e pessoas (14)

    Segunda-feira, 16 Junho, 2025
  • Primeira Página (14.06.2025)

    Sábado, 14 Junho, 2025
  • Postal TV (585)

    Quinta-feira, 12 Junho, 2025

Leave a ReplyCancel reply

Social Media

  • Connect on Facebook

https://bsky.app/profile/capeiaarraiana.bsky.social

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2025. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
 

Loading Comments...