O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, marcou presença no dia de abertura da BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa em duas apresentações (certificação do bucho e da morcela raianos e Côa, o caminho das pedras) no stand da CIMBSE e a assinatura de uma adenda ao protocolo da «Rota dos Templários Portugal» no stand do Turismo Religioso.

A BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa abriu as portas no dia 12 e vai decorrer até domingo, 16 de março. Em dia de visitantes profissionais (e com a queda do Governo ainda quente) foi possível confirmar a presença do ministro da Economia, Pedro Reis, e do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, e do candidato à presidência da República, Marques Mendes.
Apresentação da intenção de certificação do Bucho Raiano e da Morcela da Guarda
O stand da CIMBSE foi o palco de várias promoções gastronómicas e turísticas ao longo do primeiro dia. O «Bucho Raiano do Sabugal» e a «Morcela da Guarda» foram os protagonistas da primeira apresentação («Guarda+Sabugal – Morcela e Bucho Raianos, especialidade tradicional garantida») tendo sido representados por Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal do Sabugal e por Rui Melo, vereador da autarquia da Guarda que destacaram o processo de certificação dos dois produtos (mais) representativos da gastronomia dos dois concelhos.
«O que estamos a fazer é dar uma marca, um selo de confiança para que quem comprar a morcela com o selo “Especialidade Tradicional Garantida” tenha a certeza que aquela morcela é genuína e produzida com a receita tradicional», destacou Rui Melo.
A moderadora Patrícia Candoso confessou a sua ignorância e questionou o autarca do Sabugal sobre o que é um bucho raiano… «É uma iguaria sem igual, tradicional das terras raianas, até porque o porco era a base da nossa gastronomia. A grande festa era no domingo gordo do carnaval quando se reunia toda a família para comer o bucho cozido numa grande panela de ferro e que é, atualmente, feito com as partes nobres do animal. A grande divulgação tem sido feito desde há uns anos pela Confraria do Bucho Raiano. Juntar o bucho à morcela da Guarda tem como objetivo criar escala para a certificação», esclareceu Vítor Proença.

Côa – o caminho das pedras d’água
Às 16 horas o palco da CIMBSE voltou a pertencer ao concelho do Sabugal com a apresentação pela empresa Território XXI do projeto «CÔA – O Caminho das Pedras d’Água» que tem como objectivo a definição e interpretação de um caminho pedestre linear ao longo do vale do rio Côa no concelho do Sabugal.
«Com o objetivo de valorizar e promover o Côa foi já definido um trajeto ao longo de cerca de 60 quilómetros desde os Fóios a montante até Badamalos a jusante. Recuperar o património ao longo do rio Côa com destaque para os pontões e as açudes existentes num total de 92 estruturas e permitir que sejam visitados por todos integradas na rede ciclável e de percursos pedestres, de pequenas e de grandes rotas existentes no concelho», disse em jeito de lançamento o presidente Vítor Proença.
Seguiu-se uma apresentação com vídeo promocional por parte dos responsáveis da empresa envolvida no projeto. «Neste segunda fase do projeto entendeu o município selecionar o troço “d’O Caminho” na freguesia de Quadrazais para o desenvolvimento dos trabalhos de identificação, seleção e interpretação de pontos de interesse, incluindo uma variante a este troço com passagem pela aldeia», informaram os representantes da empresa.
CIMBSE com programação intensa na BTL
Estratégia da CIMBSE-Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela na BTL-Better Tourism – Lisbon Travel Market 2025 (o destino dos destinos):
«Foco na modernização da comunicação e na diversificação da programação do stand, onde decorrerão degustações de produtos endógenos da região, workshops, apresentações, talks e palestras. Neste território, formado por quinze concelhos, existem muitos locais, sabores, cheiros, saberes, cultura e histórias para conhecer, escondidos ainda, mas que se seguirem os nossos conselhos, irão encontrar. São conselhos que vêm do coração, destinados a quem deseja conhecer e dar a conhecer o que de melhor esta região tem para oferecer. São um convite para que nos visitem, para que sintam como a energia da juventude se equilibra com a experiência dos mais velhos, numa dança de partilha e descoberta. E, quando vista do alto, há algo que une esta região: as suas gentes. São elas o verdadeiro tesouro deste território, os guardiões da sua história, cultura, gastronomia e tradições, protegendo e preservando com orgulho cada fragmento desta terra.»
:: :: :: :: ::

Assinatura de adenda ao protocolo para entrada de mais entidades na Rota dos Templários
O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, juntou-se a mais 20 entidades no espaço «Turismo Religioso» de Ourém e do Sardoal, no dia 12 na BTL, para a assinatura do protocolo referente ao alargamento da «Rota dos Templários Portugal» a mais três municípios.
A Rota dos Templários Portugal contava com o Turismo de Portugal, CIM Médio Tejo, Entidades Regionais do Porto e Norte, do Centro e do Alentejo e Ribatejo, e os municípios de Tomar (coordenador do projeto), Arronches, Castelo Branco, Ferreira do Zêzere, Pombal, Sabugal, Soure, Vila Nova da Barquinha e Vila Velha de Rodão. Agora juntaram-se os Municípios de Abrantes, Idanha-a-Nova, Mogadouro, Ourém, Reguengos de Monsaraz, Sertã e Torres Novas.
:: :: :: :: ::
Notas
Curiosamente a organização da CIMBSE entendeu indicar: «Guarda+Sabugal – Morcela e Bucho Raianos, especialidade tradicional garantida» com o Bucho Raiano a ficar subalternizado em relação à Morcela o que consideramos ser um pormaior de comunicação preocupante e perigoso.
«Não é um passadiço. Vai ser muito mais do que um passadiço integrando na maior parte do percurso elementos naturais que já lá estão como poldras, pontões e moinhos abandonados que vamos recuperar», disse o presidente Vítor Proença. É de facto um projecto arrojado nas margens do Rio Côa ao longo de mais de 60 quilómetros permitindo conhecer a sua beleza natural em locais até agora (quase) inacessíveis.
:: ::
«A Cidade e as Terras», por José Carlos Lages
(Fundador e Director do Capeia Arraiana desde 6 de Dezembro de 2006)
:: ::
Leave a Reply