A Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana (CACA) vai reunir o seu capítulo geral de entronização no domingo, dia 30 de março, em Alfaiates e Aldeia Velha, localidades integradas nas «Terras do Forcão». A receção aos confrades e participantes está marcada para o castelo de Alfaiates, seguida de desfile pelas ruas da aldeia com a foto de família junto ao mural do Touro Raiano, do designer Nuno Miles.

A Confraria dos Amigos da Capeia Arraiana (CACA) realiza o seu capítulo geral de entronização no dia 30 de março, domingo, em Alfaiates e Aldeia Velha.
A receção aos confrades e outros participantes está marcada para o castelo de Alfaiates, seguida de desfile pelas ruas da aldeia e fotografia de família junto ao mural «Touro Raiano» de Nuno Miles. A comitiva segue depois para o antigo Convento de Sacaparte onde ocorrerá a cerimónia oficial de entronização com início marcado para as 11:30 horas, com diversas intervenções e Oração de Sapiência pelo Dr. Norberto Manso, subordinada ao tema «Em agosto, capeias a gosto».
Depois será tempo de homenagear dois mestres/arquitetos do forcão, ainda no ativo: o Ti Mostajo e o Ti Domingos de Vale de Espinho. A título póstumo serão homenageados duas figuras da tauromaquia, das capeias e dos encerros: Manuel André Jorge («Manecas»), cavaleiro tauromáquico ligado aos encerros e Conrado Abad Gullón, «El Maño o Eterno Maletilla», figura muito querida em toda a Raia sabugalense.
Está prevista a entronização de 40 novos confrades e como «Confrades Honorários» o Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, a deputada Dulcineia Catarina Moura, o jornalista Jorge Esteves, o realizador Jorge Pelicano, o designer Nuno Aparício e o raiano João Sanches, que cedeu o edifício para a Casa Museu/sede da Confraria.
O almoço servido pela Casa da Esquila terá lugar no Raia Arena em Aldeia Velha e o momento será aproveitado para a oferta de lembranças alusivas ao concelho e à tradição raiana às confrarias visitantes e aos homenageados.
Nesse mesmo dia será lançado o Bosque do Forcão com a plantação dos primeiros quatro carvalhos e dois pinheiros, os quais servirão para fazer o forcão em 2050. A iniciativa prevê a plantação de 52 carvalhos e 26 pinheiros nas 13 Terras do Forcão com o objetivo de preservar a tradição da Capeia.
:: ::
José Carlos Lages (com comunicado da CACA)
Leave a Reply