Nesta lei do perde e ganha, vamos dedicar esta crónica semanal a cinco situações que brilharam na televisão. Acompanhe-me nesta «ronda» que começa em Herman José e termina em Mercelo Rebelo de Sousa e sorria…

1
Herman homenageado em Coimbra
A Universidade de Coimbra completou há dias os seus 735 anos de existência. Nessa data, a Universidade resolveu algo que poderá soar estranho… atribuiu um prémio ao humorista Herman José pelos seus 50 anos de carreira: «Herman José é, indiscutivelmente, o humorista mais consagrado do Portugal democrático. É um homem culto, inteligente e sensível. Creio estar a ser justo se disser que o percurso de vida do nosso premiado é uma fonte de inspiração para todos nós e para as gerações futuras. A distinção foi concedida ao humorista em reconhecimento pelo meio século de carreira, sempre dedicado a provocar gargalhadas e criar personagens icónicas, numa carreira marcada também pela forte vertente musical e de entrevistas.» Palavras de Amílcar Falcão, Reitor da Universidade de Coimbra (UC), num elogio ao vencedor do Prémio UC 2025, cuja distinção foi entregue durante a cerimónia dos 735 anos da UC, na Sala dos Grandes Atos. (in “A Televisão”).
2
SIC ganha no sábado
Era previsível, mas, como nunca se sabe o que cada um prefere ver, nada como seguir as audiências calculadas pelas empresas da especialidade. E assim aconteceu no sábado passado (dia 1 de março): A SIC apostou em César Mourão; a TVI apostou em «A Sentença» e… ganhou a SIC. «Para fazer frente à estreia do “Tudo em Família” da SIC, a TVI apostou em “A Sentença” em direto do Porto. O programa perdeu para a estreia de César Mourão.». (In “Zapping”).
3
TVI vence nas «telenovelas»
«A Herança» e «Senhora do Mar» perdem para a TVI, pode ler-se também nesta última plataforma informativa.
4
RTP porta-se muito bem
É coisa rara, mas felizmente acontece de quando em vez. A RTP também mostra as garras junto do público e aqui e ali consegue algum sucesso. Foi o caso, no «Festival da Canção».
Na mesma fonte soubemos que «a segunda Semifinal do “Festival da Canção 2025” conseguiu ficar à frente da TVI durante vários momentos. Com inicio pelas 21h16, o Festival conquistou 5.0 de rating e 12% de share com 493 100 telespectadores. A RTP1 venceu a TVI até perto das 22h30. O pico foi de 7.4/15% e 724 900 telespectadores às 21h20».
5
E finalmente… «política à portuguesa»
Um canal brasileiro terá cedido um vídeo em que Marcelo chama rural a Montenegro, chama oriental a Costa e fala da relação fácil que tinha com Costa e da dificuldade que tem actualmente. Segundo o “Zapping”, quem divulgou nas redes esta questão terá sido a influencer Suzana Garcia…
Fiquemos por aqui… já chega.
:: :: :: :: ::
Para si que me lê… Boa programação e… bons zappings!
:: ::
«Postal TV», por José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply