Tenho o maior gosto em anunciar aos meus conterrâneos, sabugalenses e de Vale de Espinho, que acabei de publicar um novo livro intitulado «Memórias e Afectos». O lançamento e apresentação vai ter lugar na Casa do Concelho de Sabugal, em Lisboa, no próprio dia em que esta Associação comemora o seu 50.º aniversário, no dia 13 de Fevereiro de 2025, pelas 15:00 horas, antecedido de almoço às 13:00.

Tenho o maior gosto em anunciar aos meus conterrâneos, sabugalenses e de Vale de Espinho, que acabei de publicar um novo livro intitulado «Memórias e Afectos».
Quando, há pouco tempo, estive na Casa Veritas, para levantar os meus livros, que têm a chancela nesta cidade, encontrei o D. Manuel Felício, Bispo da Guarda, a quem tive o maior prazer em oferecer o meu livro. Apreciou, evidentemente, o meu gesto e eu apreciei o seu caloroso e acertado comentário, sublinhando o título, mas insistindo sobretudo nos afectos que são tão importantes nas relações humanas e que fundamentam a amizade, a paz e o amor entre as pessoas.
Também as memórias são importantes. E quando perdemos a memória, ficamos alzheimers, doença terrível em que já não sabemos quem somos, nem podemos exprimir nem nomear a menor palavra. É, pois, um dever fazer a memória das nossas aldeias. Se elas ficarem desertas ou morreram, continuam nas nossas memórias e nas memórias que escrevemos que permanecerão para sempre.
Quantas vezes eu pretenderia que os meus pais me contassem o que lhes aconteceu, o que viram, as pessoas com quem se relacionaram, as viagens que fizeram, até mesmo uma simples receita ou os pontos de uma renda ou de uma malha. Mas infelizmente já não estão.
Por vezes, esquecemos que há milhares de pessoas que têm as suas origens na nossa aldeia de Vale de Espinho. É no mês de Agosto que nos apercebemos deste fenómeno. Aquilo que chamamos segunda, terceira e quarta geração, já não falam português. Por isso, este livro tem também textos em espanhol e em francês, tendo em conta a geração de Valdespinhenses que emigraram para a Argentina e para a França.
O lançamento, apresentação e sessão de autógrafos do «Memórias e Afectos» vai ter lugar na Casa do Concelho de Sabugal, em Lisboa, no próprio dia em que esta Associação comemora o seu 50.º aniversário.
Estão todos convidados para estar presentes no dia 13 de Fevereiro de 2025, pelas 15:00 horas, antecedido de almoço às 13:00 mas que necessita de marcação prévia para a Casa do Concelho do Sabugal.
A apresentação deste meu livro está a cargo do dr. João Varandas Fernandes, com origens em Vale de Espinho, médico-cirurgião, com um currículo em vários domínios, muito apreciado pelas pessoas da nossa aldeia e do José Carlos Lages, director do Capeia Arraiana.
Por último, quero salientar que o benefício deste livro reverte em favor do Lar de São José de Vale de Espinho.
:: ::
«Pedaços de Fronteira», opinião de Joaquim Tenreira Martins
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Novembro de 2012)
:: ::
Leave a Reply