«Imagem do Ano» do Capeia Arraiana. Há imagens históricas e há imagens que valem por mil palavras. Contudo todas as imagens merecem uma legenda. Hoje publicamos a reconstrução facial d’El Rei D. Dinis realizada através de impressão 3D de um estudo do ADN. A divulgação da imagem acontece quando a Câmara Municipal de Odivelas comemora os 700 anos da morte do monarca.
Data: 7 de Janeiro de 2025.
Local: Convento de Odivelas
Legenda: A ciência revela como era D. Dinis. Com a reconstituição facial ficou a saber-se que o rei D. Dinis (1261-1325) morreu com a dentição completa, facto raro para a época, que teria olhos azulados e a pele clara e os cabelos também de tonalidade clara, tendo sido encontrados no túmulo evidências de cabelos ruivos, castanhos claros e grisalhos.
«O rei D. Dinis tinha olhos azuis, pele e cabelo claros e não era um homem alto. Teria entre 1,65m e 1,68m», esclareceu a antropóloga forense Eugénia Cunha, na terça-feira no Convento de Odivelas, na cerimónia em que foi apresentada «a primeira imagem cientificamente fundamentada de um monarca português».
Foto: Câmara Municipal de Odivelas
:: ::
José Carlos Lages
Leave a Reply