Uma terra de muitas idas e vindas… Alentejo como «ratinhos», lembram-se desta palavra? Ribatejo, zona de melão e melancia no Sul da Beira Baixa e depois a busca de melhor vida no estrangeiro, sobretudo nos arredores de Paris.
![](https://i0.wp.com/capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2024/12/JCMendes_20241223_VistaAereaCasteleiro_1000x666_01.jpg?resize=768%2C511&ssl=1)
Esta nossa região não é de migrações e de emigrações daqui para fora. Não! Não! Também é zona com origem na migração ocupante e arrasadora.
Há muitos séculos lá atrás, deve ter começado a ocupação celta e ibera (e outras como adiante pode ler). Mas a aldeia provavelmente nasceu mesmo depois do célebre «Beijo Eterno». Leia e divirta-se como eu me divirto sempre a escrever…
Migrações e emigrações
A propósito de migrações e emigrações… um dia escrevi estas notas muito actuais sempre:
«Nem que me paguem não me vou de cá» – dizia-se dantes. Mas hoje e nos últimos quase cem anos esta é uma coisa muito complicada. A vontade até pode ser essa, mas… dantes, sim, nem que pagassem, ninguém dali saía.
Eram outros tempos. Mas depois dos anos 50, a coisa ficou mais difícil…
Migrações e emigrações – de tudo houve para esvaziar esta como todas as outras terras do concelho do Sabugal. Primeiro, a Argentina e o Brasil. Lisboa sempre para trabalhar ou para estudar. Guarda, Covilhã, Castelo Branco também. Depois, claro, a França… centenas de homens e rapazes na flor da idade.
Tudo procurou na travessia a «salto» a melhoria da vida – da sua e da da sua família. Mas essa história é bem conhecida de nós todos. E pronto, por ora chega. O resto será comentado por mim na próxima semana. Até lá. De hoje a oito, aqui me têm outra vez.
![](https://i0.wp.com/capeiaarraiana.pt/wp-content/uploads/2024/12/JCMendes_20241223_CaoSerraEstrela_1000x666_01.jpg?resize=768%2C511&ssl=1)
Cães Serra da Estrela
Hoje, termino com uma nótula muito pessoal, mas com fotos muito encantadoras, como verá por si… Adoro cães. Fui criado com a cadela «Doninha» até aos meus 18 anos, quando ela morreu de velhice, coitadinha. Pois bem, excepcionalmente, hoje termino estas recordações todas com uma exposição de belíssimas fotos de cães Serra da Estrela por mim organizada no antigo blog «Serra d’Opa».
Aprecie e divirta-se, como eu… [aqui]
Até para a semana, à mesma hora, no mesmo local!
:: ::
«A Minha Aldeia», crónica de José Carlos Mendes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2011)
:: ::
Leave a Reply