No terceiro episódio do «Nem atam… nem desatam» vamos falar da deusa indiana que «influenciou» a compra do RaiHotel, de Golden Visa e da nova localização do mercado municipal do Sabugal. Ele há coisas!… (3)
A conversão financeira do RaiHotel
Em maio de 2023 a notícia foi merecedora de destaque em todos os órgãos de comunicação social regionais. O empresário Manuel Joaquim Rito tinha finalmente chegado à acordo com compradores indianos para a venda do RaiHotel do Sabugal com um valor indicado de um milhão e 700 mil euros.
A Câmara Municipal do Sabugal após reunião com as duas partes interessadas informou que a maior unidade hoteleira do concelho tinha sido adquirida pelo TLG-The Lakhani Group «um grupo empresarial com investimentos significativos nos Estados Unidos e Canadá e com exploração de dois hotéis em Portugal». A autarquia esclareceu em comunicado: «Este novo projeto, que foi a compra do RaiHotel, no Sabugal é um desafio que conta com a colaboração e o apoio do município do Sabugal, conforme reiterado pelo presidente, Vítor Proença, e pela vice-presidente, Sílvia Nabais, no encontro com o grupo investidor e o anterior proprietário, Manuel Joaquim Rito. O hotel será objeto de obras de requalificação e renovação, estando prevista a sua abertura para o final deste ano.» (leia-se final de 2023).
A Câmara Municipal do Sabugal congratulou-se com a realização do novo investimento no concelho, considerando que «aumentará a oferta hoteleira e que esta responderá, com qualidade, à crescente procura».
«A unidade hoteleira RaiHotel – Albergaria Santa Isabel fechou no final de janeiro de 2013 por falta de movimento», disse na altura à agência Lusa o empresário Manuel Joaquim Rito.
Na época em que fechou as portas, a unidade hoteleira, equipada com 47 quartos duplos e quatro suites, registava uma «ocupação muito reduzida» e as receitas obtidas com o movimento «não chegavam para as despesas gerais» com o seu funcionamento.
Hotel para investidores
O imóvel, ao que parece, está em obras de transformação e tem na internet um video promocional no mercado imobiliário para possíveis interessados (indianos ou outros) em «adquirir» o Golden Visa, ou seja, a oportunidade de se tornar residente permanente ou cidadão de Portugal em apenas cinco anos através do regime de residência com investimento destinado a cidadãos que não são da União Europeia.
Algumas informações sobre o «novo» Hotel Rai by Wyndham Garden Portugal
O «novo hotel» (Hotel Rai) já está a ser comercializado para investidores e para futuros utentes com uma campanha apelativa:
«O Wyndham Garden Hotel é um deslumbrante hotel de luxo de 4 estrelas que é operado por uma marca de hotéis internacional mundialmente famosa. A propriedade possui 60 quartos, um restaurante, bar, grandes instalações para conferências e muitas outras comodidades que são características de um hotel de luxo.
O hotel está disponível para investidores do Portugal Golden Visa por 280.000 euros. Este investimento está oferecendo um rendimento inicial de 30.000 euros.
As atrações próximas incluem atividades ao ar livre (caminhadas, caiaque, etc.), experiências culinárias locais e atrações históricas.»
O Investimento procura 80 investidores com 280 mil euros
O projeto está disponível para 80 investidores com 280.000 euros para um investimento total de 23 milhões de euros. A oferta promocional especial «promete» 30 mil euros de rendimento inicial com 23% de IVA adicionado e um IMT de 6,5% da compra. Além disso, o projeto garante aos investidores uma recompra garantida após seis anos. Os investidores têm direito a sete dias de estadia gratuita no hotel anualmente.
:: :: :: :: ::
Atualmente o concelho do Sabugal tem um grande impedimento para a visita turística de grupos que pretendam passar mais do que umas horas a visitar o território raiano. Apenas três unidades hoteleiras (Robalo, Pelicano e Cró) têm condições (no limite) para receber um autocarro de turismo de 55 lugares e para isso precisam de ficar quase em exclusivo o que inviabiliza operações de excursões em grupo. A entrada em funcionamento do RaiHotel, PalizHotel ou o que lhe quiserem chamar, acrescentaria a oferta.
Mas parece que não vai ser bem assim até porque as influências da deusa indiana que, ao que dizem ajudou à decisão da compradora, estão viradas para outro tipo de negócio.
>> É sinistro mas não posso deixar de o dizer. Enquanto escrevia estas linhas veio-me à memória o Ofélia Club de que só os mais velhos (como eu) se lembram. Claro que esta opinião não passa de um mero exercício de ficção científica…
:: :: :: :: ::
:: :: :: :: ::
Ata N.º 17/24, de 17 de julho de 2024
A ata n.º 17/24 da reunião ordinária de 17 de julho de 2024 da Câmara Municipal do Sabugal no capítulo da «Proposta de Aquisição de Terreno Localizado na Cidade do Sabugal», no seu ponto 1.3 é esclarecido que:
«(…) a Câmara deliberou, por maioria, com o voto contra do sr. vereador Victor Cavaleiro, autorizar a aquisição do prédio rústico sito em Fugaça, na localidade do Sabugal (…) pelo valor de 490.000,00 euros (…)»
O vereador Victor Cavaleiro apresentou declaração de voto que pode ser lida nas páginas 171 a 174.
>> Explicando melhor a Câmara adquiriu por 490 mil euros o terreno situado entre espaço comercial do Auchan Supermercados e os Consultórios Médicos Sousas Saúde para transferir o mercado municipal da encosta do Centro de Saúde para a nova localização.
:: :: :: :: ::
Prometemos voltar com o «Nem atam… nem desatam»!
:: ::
«A Cidade e as Terras», opinião de José Carlos Lages
(Fundador e Director do Capeia Arraiana desde 6 de Dezembro de 2006)
:: ::
Leave a Reply