Numa entrevista à «Meios & Publicidade», António Guedes Tavares, presidente da APMEDIO, a recém-criada Associação Portuguesa dos Media Digitais Online, avança que «a associação surge com um propósito claro: combater a discriminação e dar voz aos interesses dos media digitais regionais, que representam um público de 5,2 milhões de leitores mensais».
Capeia Arraiana, Diário do Distrito, Notícias de Coimbra, Notícias do Centro, Diário da Saúde, Mais Ribatejo, VMTV, Peneda Gerês TV, Amarante Magazine, TVC, Aveiro TV, Ericeira Magazine, O Digital, Paçoslook, TV Famões, Aveiro Mag, Tinta Fresca, TV Amadora, N16, Rádio Via Aberta, Porto TV e Notícias LX são os 22 órgãos de comunicação social digitais fundadores da recém-criada Associação Portuguesa dos Media Digitais Online (APMEDIO) e prometem mudar as regras do jogo no sector.
Numa entrevista à Meios & Publicidade, António Tavares, presidente da APMEDIO-Associação Portuguesa dos Media Digitais Online avança que «a associação surge com um propósito claro: combater a discriminação e dar voz aos interesses dos media digitais regionais, que representam um público de 5,2 milhões de leitores mensais».
«Os órgãos de comunicação social digitais são discriminados em toda a linha do edifício legislativo», afirma António Tavares acrescentando que «as duas associações de imprensa existentes não respondem às necessidades específicas do sector digital».
«Neste momento, os nossos associados representam 5,2 milhões de leitores mensais, mais do que os que os media em papel têm. A proposta de lei que está em discussão no Parlamento, e que baixou agora à comissão permanente, continua a manter o articulado virado para os órgãos de comunicação social em papel, deixando os que têm o digital como suporte principal em segundo plano. Mas as pessoas não andam com o jornal debaixo do braço, andam é com o telemóvel no bolso e é através dele que maioritariamente hoje leem notícias», justifica o presidente da direção da APMEDIO.
Fortalecer o papel dos órgãos de comunicação social que utilizam o meio digital como suporte principal de comunicação é outra das ambições da APMEDIO, que já reuniu com a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Visapress, a Lusa, representantes de partidos políticos e do Governo, estando agendada uma reunião com Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, para o próximo dia 18, para discutir as mudanças legislativas em curso.
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José Carlos Lages (com «Meios & Publicidade»)
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