Numa escala etária chegou à idade da maioridade. O Capeia Arraiana acaba de fazer dezoito anos. No segundo fim de semana de dezembro, na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa decorreu um encontro convívio de gentes arraianas, onde se incluíam crianças e adolescentes, sinal de que há futuro, aderiram ao convite dos responsáveis deste jornal regional digital, na pessoa do seu responsável, José Carlos Lages. (com galeria de imagens.)
Para comemorar os 18 anos do Capeia Arraiana na Casa do Concelho do Sabugal vieram e eram de Ruivós, Bismula, Alfaiates, Soito, Aldeia do Bispo, Quadrazais, Lageosa, Vale de Espinho, Casteleiro, Foios, Torre, Sabugal, Fundão, Setúbal, Elvas, Algueirão…
Presentes também os distinguidos como «Personalidade do Ano», o General Pina Monteiro e esposa, o historiador Adérito Tavares, o presidente Luís Carriço, da Associação Humanitária dos Bombeiros do Sabugal e o comandante José Manuel Polho, da Marinha, todos congregados na Sala Francisco Engrácia para um almoço com uma ementa tipicamente raiana, sopa de gravanços e bucho vindo directamente da freguesia da Rebolosa.
Muitas e significativas foram as mensagens de felicitações de colaboradores, amigos, que acompanhamento diariamente este espaço de escrita, salientado as enviadas pelos Presidentes das Câmaras Municipais do Sabugal, Guarda e Fundão.
Nesta efeméride todos nós partilhamos vivências das nossas juventudes, os costumes, a vida rural, a prática da fé, os êxodos para outras paragens, histórias humanas e geográficas, as idas aos mercados de Alfaiates, da Bismula, de Vila do Touro, a vida do contrabando, venturas e desventuras…
José Carlos Lages, o grande timoneiro desta iniciativa digital durante estes dezoito anos, tem divulgado e proporcionado o acesso a nível regional, nacional e à diáspora inúmera informação, abrangências alongadas a diversos temas.
Nesta sessão comemorativa do aniversário do Capeia Arraiana, José Lages dirigiu algumas palavras importantes e de interesse para todos presentes e ausentes.
No dia 6 de Dezembro de 2006 nasceu este blogue. Começou a dar os primeiros passos, foi crescendo, amadureceu, está na adolescência e assume ser hoje um jornal regional online diário e gratuito.
Durante estes anos no espaço universal da internet já ultrapassou as dezoito mil publicações, escritas (com muita qualidade) por todos os que sentem e sentiram a necessidade de partilhar a sua livre opinião com uma longa população arraiana extensiva ao território nacional e internacional. Atualmente são mais de setenta os autores que já colaboraram com o Capeia.
«É um património escrito que contempla investigação, memória, ficção, opinião, notícias, entrevistas e reportagens preservando a história das terras raianas do Sabugal e das Beiras… já somos guardiões de um património imaterial da memória colectiva das nossas terras e do nosso povo.»
Agradeceu a colaboração da direcção da Casa do Concelho do Sabugal, nas pessoas do seu presidente, Joaquim Corista e do tesoureiro Ramiro Matos e a presença do deputado da Assembleia Municipal do Sabugal, José Pires Manso.
Salientou a parceria do Capeia Arraiana com a LocalVisão TV da Guarda, representada pelo seu presidente Carlos Ramalho, com quem tem produzido vários debates, entrevistas e o documentário «Na Raia da Memória», realizada no Convento de São Dinis em Odivelas com os professores Maria Máxima Vaz e Adérito Tavares. Manifestou ainda os agradecimentos a todos os cronistas e especial aos que estavam presentes.
Anualmente no mês de dezembro o Capeia Arraiana escolha o «Acontecimento do Ano» e a «Personalidade do Ano». Assim salienta-se que em 2007 foi atribuído esse título a Pinto Monteiro, Procurador-Geral da República; em 2011, ao escritor Manuel António Pina; em 2016, ao general Pina Monteiro, Chefe CEMGFA; em 2018, ao historiador Adérito Tavares, (muitos livros de história das escolas secundárias são da sua autoria); em 2019, ao filósofo Pinharanda Gomes; em 2021, ao almirante Gouveia de Melo; em 2023 a distinção de «Acontecimento do Ano» foi para a melhor turística a Aldeia Histórica de Sortelha e em 2024, acaba de ser atribuído a Pedro Machado, Secretário de Estado do Turismo a distinção «Personalidade do Ano». Realçou «a grata recordação», de estarem pessoalmente neste encontro, quatro «Personalidades do Ano». Infelizmente alguns destes contemplados já não se encontram no meio de nós.
A tarde já ia a meio e aproximava-se o final deste memorável encontro na Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa, quando uma criança ao som do cântico de parabéns, apagava as velas do bolo comemorativo desta efeméride. Perante esta imagem, todos ficávamos com a certeza de que o Capeia Arraiana vai ter longa vida e profícuo futuro.
Viva o Capeia Arraiana! Vivam as Gentes Arraianas!
:: ::
«Aldeia de Joanes», crónica de António Alves Fernandes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Março de 2012)
:: ::
Leave a Reply