Periodicamente e sempre que entender pertinente vou trazer a este meu espaço de opinião («A Cidade e as Terras») alguns factos (com «c») que merecem ser destacados ou «desenterrados». Nem sempre me alongarei nas análises até porque considero importante que cada leitor tire as suas conclusões. Neste primeiro «episódio» vou transcrever partes de uma acta (com «c») de Outubro da Câmara Municipal do Sabugal. Ele há coisas!… (1)
A Ata n.º 25/2024, de 23 de Outubro, da Câmara Municipal do Sabugal documenta a reunião do executivo no salão nobre do edifício dos paços do concelho não se tendo verificado faltas de comparência. Destacamos algumas intervenções e informações…
Tomada de posse de vereador do PS
Na sequência do Vereador em regime de não permanência da Câmara Municipal do Sabugal, Eng.° Pedro Emanuel Ambrósio Figueiredo, ter denunciado ao mandato e apôs convocatória enviada por esta edilidade, o Dr. Luís Filipe Pereira Gonçalves e a Dra. Sandra Simões Tomás, também terem apresentado a sua renuncia ao mandato, ao abrigo do n.° 4 do artigo 76.º da Lei n.° 169/99 de 18 de setembro, o Sr. Presidente da Câmara verificou a legitimidade e identidade de David Alexandre Rua Neto, pela apresentação do respetivo cartão de cidadão, investindo-o nas funções de Vereador, após ter prestado juramento.
>> O nome de David Alexandre Neto era o sexto na lista do Partido Socialista.
Vereador propõe criação de centro de imagiologia pela Câmara
O Sr. Vereador Victor Cavaleiro abordou a temática da saúde, mais especificamente na possibilidade de investir num centro de imagiologia, de forma a ter um primeiro diagnóstico e evitar as esferas nas urgências do Hospital da Guarda. Ou incentivar privados a investirem num possível centro de imagiologia. Referiu que também se poderia pensar em investir ou incentivar ao investimento na valência de cardiologia, uma vez que há um aumento de problemas cardíacos com o avançar da idade.
Em resposta, o Sr. Presidente da Câmara disse que o município não tem competências na área da saúde. Referiu que o município apoia as Juntas de Freguesia no que toca à prestação de cuidados primários de saúde e ajuda o centro de saúde em situações pontuais.
A Sra. Vice-Presidente da Câmara esclareceu que a criação de um centro de imagiologia ou de cardiologia implicaria autorização da tutela e a reorganização dos serviços.
O Sr. Presidente da Câmara referiu ainda que se houver alguém proposto a esse investimento o município estará aberto a essa possibilidade.
>> Centro de imagiologia construído e gerido pela autarquia… a sério?
CIMBSE – Sete milhões de euros de bónus para o Sabugal
No âmbito da CIMBSE, na ITI (Investimentos Territoriais Integrados), o Município do Sabugal tem referenciado cerca de 7 milhões de euros em projetos que serão candidatados no início do próximo ano.
>> Sete milhões para gerir até Agosto é muito guito. Por coincidência é ano de eleições autárquicas!
:: :: :: :: ::
Neste primeiro episódio ficamos por aqui e sem muitas notas de rodapé. Prometemos voltar!
:: ::
«A Cidade e as Terras», opinião de José Carlos Lages
(Fundador e Director do Capeia Arraiana desde 6 de Dezembro de 2006)
:: ::
Leave a Reply