A lenda viva do atletismo português, Carlos Lopes, primeira medalha de ouro de Portugal, na maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984 foi homenageado durante a apresentação dos livros «Carlos Lopes – Lenda Nunca Antes Contada», de António Simões e «Carlos Lopes – Provas, Recordes e Medalhas», de Rogério Azevedo. A cerimónia decorreu no pavilhão (com o seu nome) no Parque Eduardo VII, em Lisboa, no dia 12 de novembro.
O Comité Olímpico de Portugal homenageou Carlos Lopes, a lenda do atletismo português, durante a apresentação dos livros «Carlos Lopes – Lenda Nunca Antes Contada», de António Simões e «Carlos Lopes – Provas, Recordes e Medalhas», de Rogério Azevedo.
O pavilhão Carlos Lopes, no Parque Eduardo VII, foi pequeno para amigos, família e adeptos do atletismo, que compareceram para mostrar a sua admiração por esta figura do atletismo e do desporto nacional. Carlos Lopes conquistou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, a primeira medalha de ouro para Portugal. Alguns momentos da carreira e a entrega da medalha de ouro foram recordados em imagens televisivas.
A apresentação das publicações, por Luís Marques Mendes, contou com a presença de Carlos Moedas, do general Ramalho Eanes, de Frederico Varandas e de muitas individualidades do desporto e da sociedade. A
:: :: :: :: ::
Mais duas obras fundamentais para a história do desporto português. Ao António Simões e ao Rogério Azevedo, meus colegas de muitos anos no jornal «A Bola», deixo a minha admiração e reconhecimento pela capacidade única de nos presentearem com estes extraordinários livros sobre a vida do campeoníssimo Carlos Lopes.
:: ::
José Carlos Lages (com CM Lisboa)
Leave a Reply