A nossa Região merece que o «Capeia Arraiana» dedique todas as semanas um conjunto de referências que as Autarquias e as Associações regionais promovem e divulgam nos seus sites. É deste modo que nasce este «Semanário Autárquico Regional». Contamos consigo para lhe dar utilidade na divulgação e promoção que pretendemos levar à prática. Volte sempre…
:: :: :: :: ::
ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA COVA DA BEIRA (AMCB)
«Ambiente e Ordenamento do Território – A AMCB tem ao longo dos últimos anos vindo a desenvolver ações de sensibilização, de formação, de controlo e ainda, de aquisição e desenvolvimento de tecnologias no sentido de promover a competitividade, a coesão, a gestão e proteção sustentável dos recursos naturais. Por forma a dar cumprimento à génese dos seus objetivos estratégicos esta Associação tem vindo a desenvolver projetos na área ambiental e ordenamento do território, assim como a promover novas iniciativas que são prioridade de intervenção na estratégia do Portugal 2020 e que se resumem aos seguintes objetivos específicos:
– Promover a adaptação às alterações climáticas e a prevenção e gestão de riscos;
– Apoiar a transição para uma economia com baixas emissões de carbono em todos os sectores;
– Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.»
(In “site” da AM da Cova da Beira)
:: :: :: :: ::
AGUIAR DA BEIRA
«Aguiar da Beira (Floresta e Turismo) – é um concelho muito propício ao investimento, sobretudo ao investimento no setor primário. Produzindo diversos produtos de reconhecida qualidade, Aguiar da Beira possui um potencial de crescimento significativo neste setor como é o caso da criação de frangos.
Floresta – E não se poderá descurar a floresta. Aguiar da Beira possuí uma das mais importantes manchas florestais da região, sendo o seu aproveitamento económico uma especial potencialidade da região. A gestão, a proteção da floresta é um propósito que poderá justificar um forte investimento com retornos consideráveis.
Turismo – Aguiar da Beira apresenta condições que apontam para a possibilidade de maior crescimento do setor na região. Da gastronomia ao termalismo, do património natural e construído aos monumentos megalíticos. Aguiar da Beira oferece condições para aprofundamento, diversificação e qualificação da oferta turística local, com inegável implicação económica na região.»
(In “site” da CM Aguiar da Beira)
:: :: :: :: ::
FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
«Apoio à Reabilitação Urbana em Figueira de Castelo Rodrigo – no âmbito do Portugal 2020 foi criado um instrumento financeiro denominado IFRRU 2020, cuja finalidade é o financiamento de operações de reabilitação urbana circunscritas a Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e com Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU).
Este instrumento financeiro corresponde a empréstimos bancários com condições mais vantajosas para os promotores do que as atualmente existentes no mercado, para a reabilitação integral dos edifícios, que se destinem a habitação ou a outras atividades, incluindo ainda soluções integradas de eficiência energética.
A ARU e PARU de Figueira de Castelo Rodrigo, correspondem à zona antiga da vila, estando delimitados de forma alargada. No âmbito do IFRRU poderá reabilitar edifícios que estejam localizados dentro da ARU e PARU.»
(In “site” da CM Figueira de Castelo Rodrigo)
:: :: :: :: ::
GOUVEIA
«Recolha de ração e feno no Município de Gouveia – está a levar a cabo uma campanha solidária de recolha de ração e feno, destinada a apoiar os produtores do concelho de Castro Daire, que ficaram sem pastos para alimentar os seus rebanhos, devido aos incêndios da passada semana.
Através desta ação, o Município visa apoiar os produtores e os seus rebanhos, dado que as zonas habitualmente usadas para as pastagens foram consumidas pelo incêndio, que queimou vários hectares no concelho de Castro Daire.
Os produtores ficaram sem a principal fonte de alimentação para os rebanhos, colocando a sobrevivência dos animais em causa e a sua subsistência económica. Esta ajuda alimentar vai permitir minimizar estas dificuldades.»
(In “site” da CM Gouveia)
:: :: :: :: ::
ADERES – ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO RURAL ESTRELA-SUL
«A ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul – foi fundada a 3 de Outubro de 1994 com o objetivo de definir e implementar ações e projetos de desenvolvimento integrado na sua área social. São ainda seus objetivos a renovação do tecido social e a melhoria das condições económicas, sociais e culturais das populações do território de influência. São 25 anos de Experiência e Serviço à comunidade, traduzidos num Investimento total de 25 milhões de euros com a criação de 175 Postos de Trabalho.»
(In “site” da ADERES)
:: :: :: :: ::
MANGUALDE
«IMI vai continuar no valor mínimo de 0,3 por cento – o Município de Mangualde vai continuar a aplicar, no próximo ano, a taxa de IMI (Imposto Municipal sobre Imóveis) no valor mínimo de 0,3 por cento. À semelhança do que tem sucedido nos últimos dois anos, as famílias com dependentes a cargo vão poder usufruir de descontos que podem chegar aos 70 euros. Esta medida, proposta pelo Executivo e aprovada na última Assembleia Municipal, realizada a 27 de setembro, irá abranger cerca de 13 mil famílias do concelho.»
(In “site” da CM Mangualde)
:: :: :: :: ::
MÊDA
«Festas e Romarias na Mêda – As tradições populares e manifestações religiosas estão ainda fortemente enraizadas no concelho da Mêda. Por todas as freguesias do concelho as festas e romarias, em homenagem a Santos e Padroeiros locais, sucedem-se ao longo do ano.
Estas manifestações, extremamente numerosas e variadas, acontecem um pouco por todo o concelho e fazem parte das tradições e memórias das gentes que lutam para manter actual a cultura secular que lhe confere uma identidade muito própria. Ao longo do ano as feiras e mercados do concelho permitem uma diversificada compra e venda de produtos. Aproveite também para privilegiar o contacto directo com aqueles que produzem e comercializam os seus produtos. Venha assistir e participar nas nossas Festas, Romarias e Feiras!»
(In “site” da CM Mêda)
PELOURINHO
O pelourinho era um símbolo jurídico e administrativo dos concelhos, levantado na praça principal da vila.
Construído de pedra, era formado por uma escaleira, normalmente circular, com vários degraus e uma coluna encimada por um capitel, muitas vezes rematado por um coruto em pirâmide. Esta semelhança com os marcos mereceu-lhe, também, o nome de picota.
Por vezes, sobre o capitel, levanta-se uma gaiola, símbolo de prisão, encimada pela esfera armilar. Alguns pelourinhos apresentam as armas reais.
(In “site” de Celorico da Beira)
:: ::
«Semanário Autárquico Regional», por Capeia Arraiana
:: ::
Leave a Reply