A nossa Região merece que o «Capeia Arraiana» dedique todas as semanas um conjunto de referências que as Autarquias e as Associações regionais promovem e divulgam nos seus sites. É deste modo que nasce este «Semanário Autárquico Regional». Contamos consigo para lhe dar utilidade na divulgação e promoção que pretendemos levar à prática. Volte sempre…
:: :: :: :: ::
AMCB-ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA COVA DA BEIRA
«AMCB promove território na Salamaq-Feira da Agricultura em Salamanca – a Associação de Municípios da Cova da Beira foi uma das entidades convidadas, presentes numa das maiores feiras de agropecuária da Península Ibérica, que decorreu entre os dias 5 e 9 de setembro, no Recinto Ferial de Salamanca.
Esta edição contou com a participação de 488 expositores, provenientes de 34 províncias e de 14 comunidades autónomas de Espanha, bem como a participação de profissionais e Instituições de Portugal (5) e de Itália (1), mais de 80 mil visitantes ao longo dos dias de feira.
‘’A AMCB não podia deixar de estar presente neste importante certame, onde nos afirmamos promovemos, e reforçamos os nossos laços de amizade e parceria com a Diputacion de Salamanca’’ (Carlos Santos) . Aqui mostramos também os vários projetos desenvolvidos ao longo dos mais de 20 anos de parceria, como é exemplo, a ´´Ecoraia – Feira Transfronteiriça´´, que será também retomada muito em breve.
Fortalecer os laços transfronteiriços, e promover o nosso Território e seus Municípios, enquanto um espaço único no panorama do Turismo, da Economia e da sustentabilidade, são os objetivos.»
(In “site” da AM da Cova da Beira)
:: :: :: :: ::
AGUIAR DA BEIRA
«Vive a tua vida em Aguiar da Beira – Consciente do seu papel na dinamização cultural e desportiva do concelho e na valorização turística do território, o Município de Aguiar da Beira vem apostando numa intervenção estratégica nestes domínios, marcada por investimentos e ações estruturantes.
O investimento em projetos diferenciadores e na criação de equipamentos de qualidade que garantem condições físicas e organizativas de excelência para a realização de inúmeras atividades culturais e desportivas, com projeção regional e internacional, é revelador de uma nova estratégia municipal de desenvolvimento territorial – assente numa nova forma de articulação entre os ativos naturais, as pessoas, o desporto e aventura e no fomento de atividades empreendedoras e de estímulo à construção de projetos de vida sustentáveis para os locais e para os visitantes ou turistas – e do seu desempenho na afirmação do concelho e das suas potencialidades.»
(In “site” da CM Aguiar da Beira)
:: :: :: :: ::
FIGUEIRA DE CASTELO RODRIGO
«Produtos de excelência em Figueira de Castelo Rodrigo – é longa a lista dos produtos de excelência que surgem cada vez com mais frequência por todo o concelho. Do pão aos doces, das compotas às amêndoas, passando pelos vinhos de excelência medalhados e reconhecidos internacionalmente, pelos azeites, pelo mel, fumeiros, etc.
Produzidos de forma genuína, com os sabores e saberes tradicionais das nossas gentes, são o fundamento da nossa gastronomia, são património cultural imaterial do nosso Povo!
Falar em Figueira de Castelo Rodrigo, nas suas tradições e economia, é não poder deixar de falar da vinha e do vinho. Esta cultura tem raízes ancestrais neste concelho, foi iniciada no século XII pelos Monges Cistercienses, Monges esses, que habitavam o Mosteiro de Santa Maria de Aguiar.
O concelho produz vinhos de elevada qualidade, reconhecidos e galardoados, em território nacional e além-fronteiras. Pertence à Região Demarcada da Beira Interior, sub-região de Castelo Rodrigo. Esta sub-região é caracterizada por um clima Continental/Mediterrânico, com solos onde prevalecem os xistos e arenitos.»
(In “site” da CM Figueira de Castelo Rodrigo)
:: :: :: :: ::
GOUVEIA
«Plataforma de Respostas Sociais do Concelho de Gouveia – o Município de Gouveia reúne informação útil, sistematizada e atualizada das diferentes entidades do concelho que disponibilizam respostas sociais (infância e juventude, população adulta, família e comunidade). Através de uma consulta simples, os visitantes da Plataforma, poderá obter informação privilegiada sobre cada entidade e as suas valências e assim encontrar as respostas socias mais adequadas às suas necessidades. Esta iniciativa do Município de Gouveia pretende, ainda, valorizar as entidades que prestam apoio à comunidade, dando visibilidade e reconhecimento dos seus serviços.
O projeto Gouveia Reabilita traduz-se na prestação de apoio técnico e na comparticipação financeira destinada à melhoraria das condições de habitabilidade de pessoas isoladas e/ou agregados familiares em situação socioeconómica vulnerável, cujas habitações necessitam ser qualificadas com vista ao melhoramento das condições básicas de habitabilidade e mobilidade.»
(In “site” da CM Gouveia)
:: :: :: :: ::
MANGUALDE
«Criação do Museu Municipal nos anos 80 e dos outros núcleos museológico – terá sido nos anos 80, após a realização do I Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, que esta realidade se tornou mais presente criando a estrutura hoje reconhecida como Museu Municipal de Penamacor.
A partir deste momento, são criados os outros núcleos como é o caso do Núcleo Museológico da Bemposta e do Museu Paroquial da Aldeia de João Pires, reabrem-se a Torre de Menagem e os antigos Paços do Concelho, ou ainda numa tentativa de valorizar e tornar visitável as colecções de Mário Pires Bento, cria-se o museu em seu nome na localidade de Meimoa.
Já em 2021, abre portas, em Penamacor, a Casa da Memória da Medicina Sefardita Ribeiro Sanches.»
(In “site” da CM Penamacor)
:: :: :: :: ::
MÊDA
«Percursos Pedestres na Aldeia Histórica de Marialva – percurso circular fácil que permite percorrer os locais mais emblemáticos de Marialva e conhecer um pouco da sua história. Percurso ao encontro dos Castelos de Mêda, Longroiva e Marialva – percurso circular – que percorre alguns dos trilhos e veredas mais bonitas da região de forma harmoniosa com a natureza, permitindo a visita de um território com inúmera História. A Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal – Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso – os percursos estendem-se pelas serras da Estrela, Gardunha, Malcata e Açor e respetivas reservas e parques naturais e também pela região classificada do Douro Internacional e Área Protegida da Faia Brava.»
(In “site” da CM Mêda)
PELOURINHO
O pelourinho era um símbolo jurídico e administrativo dos concelhos, levantado na praça principal da vila.
Construído de pedra, era formado por uma escaleira, normalmente circular, com vários degraus e uma coluna encimada por um capitel, muitas vezes rematado por um coruto em pirâmide. Esta semelhança com os marcos mereceu-lhe, também, o nome de picota.
Por vezes, sobre o capitel, levanta-se uma gaiola, símbolo de prisão, encimada pela esfera armilar. Alguns pelourinhos apresentam as armas reais.
(In “site” de Celorico da Beira)
:: ::
«Semanário Autárquico Regional», por Capeia Arraiana
:: ::
Leave a Reply