Nossa Senhora do Castelo, situada no limite da Bendada, é um local privilegiado para observar a paisagem de grande parte do concelho de Sabugal e limítrofes, como Guarda, Belmonte e Covilhã. Destacamos, ainda, a importância do cruzeiro e do povoado castrejo…
A Capela de Nossa Senhora do Castelo está situada no local com o mesmo nome. Acredita-se que a primeira construção seria do século XVI, tendo sofrido intervenções nos seguintes.
Também os «Censos do Marquês de Pombal» se referem à Senhora do Castelo:
«Somente á dita Ermida do Castello costuma ir o povo desta freguezia em procissão, o segundo dia das Ladainhas de Mayo, e nella se diz missa; e no mesmo dia vem a ella o Rev. do Padre Cura do Lugar de Pennalobo, com os seus freguezes; e dos povos vezinhos vem a romagem á dita Senhora algumas pessoas, principalmente no tempo paschal.» Para ler mais… [aqui]
No afloramento rochoso, do lado Nascente, encontra-se um marco geodésico, conhecido por talefe. Do lado Norte situa-se o cruzeiro, a Sul observamos os vestígios de um povoado castrejo.
Serve, ainda, como miradouro, um privilegiado para observar a paisagem de grande parte do concelho de Sabugal e limítrofes, como Guarda, Belmonte e Covilhã.
O espaço está preparado para a realização de convívios.
Há algumas décadas, a cruz do Cruzeiro na Ermida de Nossa Senhora do Castelo partiu-se ou foi derrubada em circunstâncias desconhecidas, tendo sido substituída por uma simples do tipo «industrial».
:: ::
«Memórias de Sortelha», opinião de António Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019)
:: ::
Leave a Reply