O Município da Guarda e a ASTA-Associação de Teatro e Outras Artes assinaram, no passado dia 3 de setembro, no TMG-Teatro Municipal da Guarda, um protocolo de colaboração para a realização do Festival ContraDança.
O ContraDança, Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, cuja 15.ª edição se realiza entre 19 de setembro e 14 de novembro de 2024 é organizado pela ASTA, com o apoio do Município da Guarda e passará pela cidade da Guarda nos dias 19 e 20 de setembro e nos dias 3 e 4 de outubro.
O cartaz de realização de iniciativas, para o ano de 2025, foi também apresentado, durante a cerimónia de celebração do protocolo.
Nesta 15.ª edição o maior número de representações terão lugar na Guarda embora estejam previstas extensões em Gouveia, Fornos de Algodres e Covilhã.
Segundo a Câmara da Guarda «trata-se de um festival com uma base artística sólida, um espaço comum onde a palavra-chave é o movimento contemporâneo, onde a dança, a performance, o teatro, o circo contemporâneo, as media artes e a música se combinam e conjugam».
O representante da ASTA, entidade promotora, explicou que «pretende desmistificar as artes contemporâneas numa aproximação ao público, fazendo-o sentir-se o elemento mais importante e estimulá-lo, porque não, para uma futura intervenção nos processos criativos».
O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, considerou, na sessão de apresentação que «o Festival ContraDança constitui uma valorização da cultura local a todos os níveis e uma verdadeira montra artística no interior do país».
:: ::
«Terras do Jarmelo», reportagem de Fernando Capelo
(Cronista no Capeia Arraiana desde Maio de 2011)
:: ::
Leave a Reply