As terras da Rapoula enquadradas pela beleza paisagística do rio Côa e das Termas do Cró foram o palco, no dia 7 de julho, do primeiro «Trail do Côa». Inscreveram-se para esta primeira edição (prova de trail running e uma caminhada) o excelente número de 440 participantes.

Realizou-se no domingo, 7 de julho, o primeiro «Trail do Côa», uma prova de trail running organizada pela freguesia da Rapoula do Côa, com o apoio do Município do Sabugal e da associação Arcoa.
O evento desportivo contou com 440 participantes, entre trail e caminhada, provenientes de todo o país e da vizinha Espanha.
A prova teve como principal objetivo promover o desporto de natureza, o turismo de desporto da zona e divulgar o património histórico, cultural e natural do concelho e ainda sensibilizar para a preservação do património paisagístico enquadrado pelo rio Côa.
O «Trail do Côa» teve início e chegada na praia fluvial de Rapoula do Côa, na freguesia da Rapoula do Côa e integrou provas de 24 e 14 quilómetros e uma caminhada que percorreu parte do percurso as zonas envolventes das Termas do Cró e das margens do Rio Côa.
A iniciativa procurou oferecer uma experiência única, percorrendo caminhos inacessíveis por veículos motorizados, tendo por companhia o rio Côa, atravessando velhos pontões, visitando moinhos abandonados, passando em açudes de pedra para aproveitamento das águas e percorrendo trilhos de frondosos carvalhos e enormes pinhos, freixos, amieiros, salgueiros e castanheiros.
A muito animadora participação nesta primeira prova «obrigou», desde já, a marcar a 2.ª edição do «Trail do Côa» para o dia 6 de julho de 2025.
:: ::
Nelson Andrade
(Presidente da Junta de Freguesia da Rapoula do Côa)
Obrigado pela nota que, de tão bem feita, me obrigou a ler tudo de alto a baixo. Mas, sobretudo, devemos todos agradecer aos organizadores. Na minha opinião, é também com iniciativas deste género que os responsáveis locais poderão ajudar a salvar a nossa região toda de um triste fenómeno em curso e em crescimento: a desertificação – que já chegou há muito e que vai continuar se não for travada…
Força. Nunca desistam. Diversifiquem e multipliquem eventos destes e outros, como os apoios à produção agrícola local.
Vale a pena: vamos em frente…
Agradecemos todos.