Em plenas muralhas do Castelo da Aldeia Histórica de Sortelha abriram sete unidades de alojamento turístico onde a história, a ecoeficiência e o ecodesign são os protagonistas. Nesta aldeia do concelho do Sabugal estão a ser renovados 17 espaços com tipologias T0, T1 e T2, num investimento total que ultrapassa os dois milhões de euros.


As ruas e ruela da Aldeia Histórica de Sortelha têm uma nova oferta turística que une a história do património cultural português ao turismo eco-friendly, numa narrativa inesquecível.
O projeto, assinado pelo arquiteto Gonçalo Louro, assenta na reabilitação de vários edifícios que se encontravam devolutos (alguns dos quais em ruínas) em 17 unidades de alojamento turístico nesta vila medieval, assegurando diversas soluções de arquitetura, ecoeficiência e ecodesign, que reforçam o compromisso da marca com os «Objetivos do Desenvolvimento Sustentável» (ODS), em linha com os requisitos da “Biosphere” e com o reconhecimento enquanto marca «Sustainable Engaged» atribuído pelo Turismo de Portugal na Bolsa de Turismo de Lisboa, no âmbito do programa «Empresas Turismo 360º».
As 17 unidades com capacidade para 56 hóspedes estão a ser remodeladas pela Story Studio seguindo a traça e a história de uma construção secular, numa fusão com conceitos arquitetónicos contemporâneos, para que o conforto seja rei e a experiência inesquecível.
O conceito de arquitetura adotado estabelece o compromisso entre o respeito integral da identidade arquitetónica dos imóveis no espaço em que se inserem e a sua adaptação à finalidade turística. O processo de reabilitação das casas assegurou a preservação das características arquitetónicas e ambientais, para salvaguarda do património cultural e histórico coletivo desta vila medieval. O projeto de decoração e tematização do conceito é da autoria da arquiteta de Interiores Teresa Pinto Ribeiro e, desde o primeiro esboço, que o projeto procura mobilizar os recursos e os materiais endógenos, valorizando assim as atividades económicas locais.
Os Story Studio Sortelha são o «terceiro capítulo» desta marca de turismo eco-friendly, depois de Coimbra (centro histórico) e Piódão.
Márcia Vilar, promotora do projeto, destacou: «Esta abertura em Sortelha é mais um passo firme da empresa no sentido de concretizar a estratégia de expansão da marca. Desta forma, e após a abertura dos primeiros studios em Sortelha, está já em preparação a abertura dos restantes até maio.»
O projeto de investimento da Story Studio em Sortelha foi objeto de uma candidatura à «Call 202020-Turismo Territórios Baixa Densidade» da Turismo Fundos, tendo sido reconhecido pelo seu carácter inovador e distintivo, bem como pela capacidade em contribuir para a regeneração e dinamização de Sortelha.
:: ::
José Carlos Lages
Leave a Reply