A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e a Autoridade de Gestão Centro 2021-2027 assinam esta terça-feira, 19 de março, na Guarda, o contrato de desenvolvimento e coesão no território da CIMBSE.

A assinatura do contrato para o desenvolvimento e coesão trerritorial entre Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e a Autoridade de Gestão CENTRO 2021-2027 formaliza a estratégia de investimentos territoriais (ITI) para o território da CIMBSE.
Este contrato é o produto da sinergia entre a CIMBSE e os 15 municípios que a constituem estabelecendo uma visão única e estratégica para o território enquadrado nos Plano de Ação e Plano Estratégico da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Com uma dotação de cerca de 109 milhões de euros, o «Plano de Ação – ITI CIMBSE» vai impulsionar projetos em diversas áreas, desde a digitalização na Administração Pública até à igualdade de acesso a serviços de educação. Estes projetos contribuem, num futuro próximo, para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes de todo o território das Beiras e Serra da Estrela, assim como, torná-lo num território mais competitivo, atrativo e resiliente em diversas áreas (económicas, sociais, culturais, ambientais, entre outras).
Neste contrato estão previstos a implementação de projetos em diversas tipologias de ação, nomeadamente:
– Digitalização na Administração Pública
– Investimento empresarial produtivo
– Infraestruturas e equipamentos (de base não tecnológica) de apoio à Competitividade
– Redes e capacitação institucional RIS3
– Eficiência energética na AP Regional e Local
– Autoconsumo e Comunidades de Energia Renovável
– Proteção civil e gestão integrada de riscos
– CUA em baixa (sistemas municipais)
– Gestão de resíduos: Subinvestimentos em baixa
– Conservação da natureza, biodiversidade e património natural
– Mobilidade Sustentável.
A assinatura do Contrato para o Desenvolvimento e Coesão Territorial entre a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e a Autoridade de Gestão Centro 2021-2027 está marcada para esta terça-feira, 19 de março na sede da CIMBSE na Guarda.
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela corresponde às Unidades Territoriais Estatísticas de Nível III e é composta pelos Municípios de Almeida, de Belmonte, de Celorico da Beira, da Covilhã, de Figueira de Castelo Rodrigo, de Fornos de Algodres, do Fundão, da Guarda, de Gouveia, de Manteigas, da Mêda, de Pinhel, do Sabugal, de Seia e de Trancoso.
:: ::
José Carlos Lages (com Comunicação da CIMBSE)
Leave a Reply