Vítor Proença, presidente da Câmara Municipal do Sabugal e Joaquim Corista, presidente da Casa do Concelho do Sabugal assinaram no passado sábado, 16 de março, o «Protocolo de Cooperação» entre as duas entidades de acordo com o Regulamento de Apoio ao Associativismo Concelhio. O executivo camarário aprovou um apoio no valor de nove mil euros como ajuda à concretização do Plano de Ação da «Casa» no ano de 2024.

O presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, deslocou-se a Lisboa no sábado, 16 de março, para assistir aos jogos da final do Torneio de Fut5 entre equipas das freguesias do concelho organizado pela Casa do Concelho do Sabugal.
A presença do presidente do Município foi aproveitada para assinar o «Protocolo de Cooperação» entre a autarquia sabugalense e a «Casa» onde foi atribuído um apoio para o ano de 2024 no valor de nove mil euros. O Protocolo «tem por objeto o incentivo e a cooperação entre os representados de ambos os outorgantes, no âmbito específico do desenvolvimento conjunto de atividades/ações que contribuam para a defesa, promoção e afirmação do Concelho do Sabugal».
Colaboração com mais de quatro décadas
No acordo entre as duas entidades pode ler-se:
«1. A Câmara Municipal e a Casa do Concelho têm ao longo de mais de quatro décadas colaborado na realização de iniciativas que visam a promoção e afirmação do Concelho do Sabugal e de permanência e aprofundamento dos laços de união no seio da diáspora sabugalense e entre est a e os residentes no Concelho.
2. A Câmara Municipal e a Casa do Concelho estabeleceram nos últimos anos um protocolo de colaboração que permitiu uma colaboração formal em defesa dos superiores interesses do Concelho do Sabugal e das suas gentes.
3. A concretização das ações constantes desses Protocolos permitiram iniciar um processo que conduzirá à transformação da Casa do Concelho numa verdadeira embaixada do Concelho do Sabugal na Região de Lisboa.
4. Por outro lado, a normalização da situação no País, após a pandemia que se abateu sobre o País e o Mundo, permitiu o desenvolvimento das atividades previstas e que tiveram como consequência a revitalização da Casa e o seu reconhecimento pelos associados e amigos da Casa e do Concelho.»
Objectivos da Casa do Concelho do Sabugal
«A Casa do Concelho do Sabugal tem como objetivo principal a defesa e valorização dos interesses económicos, sociais e culturais do Concelho do Sabugal, nomeadamente:
a) Promovendo o estudo dos recursos naturais, com vista a fomentar o desenvolvimento económico, social e cultural da região;
b) Defendendo e valorizando o património histórico-monumental e artístico do Concelho;
c) Patrocinando realizações de caráter cultural, artístico e recreativo, concorrendo assim para uma maior formação dos sócios e habitantes da região;
d) Prestando toda a colaboração às iniciativas que visem o desenvolvimento do concelho;
e) Fomentando a solidariedade de todos os sócios e habitantes da região e concorrer para a sua maior formação, designadamente através da aproximação das associações locais.»
O «Protocolo de Cooperação» produz efeitos a partir da data da assinatura, 16 de março, e é valido até final do ano civil de 2024. No final do prazo o protocolo deverá ser reavaliado e sujeito a novo cabimento/compromisso e respetiva deliberação camarária.
:: ::
José Carlos Lages
Leave a Reply