Faleceu o Chefe Zé António dos Bombeiros Voluntários do Sabugal. Em setembro de 2023 foi acometido de doença que o viria a vitimar a 11 de fevereiro de 2024. O funeral está marcado para terça-feira, 13 de fevereiro no cemitério do Sabugal.
José António Moreira Teixeira, de seu nome de batismo, entre os amigos conhecido por «Barulho» alcunha herdada do avô José Luís, mais tarde alcunhado nos bombeiros por «Zaragata», alcunha que lhe veio do facto de refilar sempre com as condições das instalações, em defesa dos bombeiros que chefiava.
Não penses, Zé António, que as alcunhas são depreciativas, porque, em grupos, só não tem «alcunha» quem não fôr bem aceite, ou mal integrado, no grupo. Ter alcunha, é sinónimo de aceitação pelo grupo.
Tu foste um desses. A rapaziada nova queixava-se às vezes do teu conservadorismo, («antigamente é que era, agora o respeito não é o mesmo…»), mas ouvia-te e aceitava as tuas opiniões. Queiramos ou não, a «velhice» é um posto.
Nos Bombeiros deste sempre o que tinhas e o que não tinhas. Fazias o que sabias, pedias e aceitavas ajuda quando era preciso lidar com «modernices» que não eram a tua praia («Malditos rádios).
Sempre na linha da frente e, quando «refilavas», era sinal que se sentias impotente e não podias fazer mais.
Para mim, como Presidente, eras o «Bombeiro Zé António». Como pessoas, eras o amigo de infância, mais novo uns quatro anos é verdade, mas passámo-las «boas» juntos. Na infância e adolescência mesmo, quando o teu pai e o meu, lavradores os dois, se juntavam frequentemente. Eras o amigo que gostava de dissertar sobre uma bicicleta que eu tive aos quinze anos, mas que achavas que teria sido aos dez. Nunca te contrariei as histórias que às vezes contavas sobre essas aventuras, embora nalgumas achasse que exageravas, porque tu ficavas feliz de as contar e não traziam, nem trouxeram, mal ao mundo.
Vais fazer-me falta, Zé António!
Vais fazer-nos falta a todos!
Não será fácil para o Corpo de Bombeiros esquecer-te.
Descansa em paz, e espera por nós.
:: :: :: :: ::
José António Moreira Teixeira ingressou no Corpo de Bombeiros de Sabugal em outubro de 1979.
Foi seguindo os postos até ser promovido a Chefe em junho de 2007.
Foi-lhe atribuído o Crachá de Ouro da Liga dos Bombeiros Portugueses em agosto de 2022.
É pai do Oficial Bombeiro Ricardo Teixeira, que já desempenhou as funções de 2.º Comandante do CB do Sabugal e há meses integrou a força conjunta que esteve no Canadá.
Foi acometido de doença em setembro de 2023, doença que o viria a vitimar a 11 de fevereiro de 2024.
O corpo será velado a partir das 19 horas de dia 12 no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Sabugal donde sairá amanhã pelas 15:30 para a missa de corpo presente a realizar pelas 16:30 na Igreja da Misericórdia. Será depois enterrado no cemitério local.
:: ::
«A vida do Bombeiro», opinião de Luís Carriço
(Presidente da Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sabugal.)
:: ::
Leave a Reply