O primeiro sábado do mês de fevereiro foi a data escolhida para um almoço de amigos na Casa do Concelho do Sabugal. A proposta da ementa colocava em lugar de grande destaque sua excelência o Bucho Raiano. A mesa corrida juntou dezenas de convivas para degustarem o Rei Bucho e seus pajens, os enchidos, acabadinhos de chegar do Adérito da Rebolosa e superiormente confecionados pela dona Florinda e ajudante. Para aperitivo de entrada «un jamón que hablaba español» e uma geropiga de Ruivós. Na sobremesa a cereja em cima do bolo foi a entrega do diploma de «Personalidade do Ano 2023» do Capeia Arraiana a José Manuel Polho. Mais um jornada de promoção dos territórios raianos na sua embaixada em Lisboa até porque… «estar na Casa é como estar no Sabugal».

O pedido já vinha de longe. Alguns amigos lisboetas variadas vezes me observaram que faltava fazer um almoço de bucho raiano até porque havia alguns que nunca tinham tido a oportunidade de provar o Rei da gastronomia raiana.
Aquando da reserva da sala para o almoço ficámos a saber que havia limitação de lugares porque já existia uma marcação para um aniversário de uma família do Peroficós. E assim teve de ser!
E já agora, nunca será demais destacar o grande «serviço comunitário» que está a ser feito pela direcção da «Casa» promovendo e apoiando os encontro e convívios dos sabugalenses e dos amigos do Sabugal.
Para entrada e boas-vindas aos convidados marcou presença um jambom que não deixou de fazer jus à fama como são conhecidos estes produtos «registados em terras espanholas». Aos comandos do cutelo o Paulo Lages, fiel aluno do Bino de Alfaiates, debateu-se com galhardia e lá foi tentando corresponder às muitas solicitações de quem se abeirava da perna do marrano. A acompanhar, o líquido de um garrafão de cinco litros de geropiga da safra de Ruivós aconchegou e fez as delícias da malta.
O Jorge Clemente apareceu acompanhado do ti Aires Silva que trouxe a tiracolo o seu acordeão para animar e «dar» música aos presentes.
Respondendo ao convite compareceram muitos amigos (e amigas) vicentinos que não arredaram pé e animaram a festa até perto da hora do jantar com direito a provar o bolo de aniversário.

Entrega do diploma de «Personalidade do Ano 2023» do Capeia Arraiana
Antes das sobremesas foi tempo de agradecimentos e da cereja no topo do bolo deste almoço com uma marca fortemente identitária e onde, aqui e ali, se notavam as insígnias de confrades do Bucho.
O «Capeia Arraiana» tinha distinguido no passado mês de dezembro como «Personalidade do Ano 2023» o sabugalense, natural de Vale de Espinho, José Manuel Polho. Faltava entregar um simbólico diploma que perpetua fisicamente a atribuição digital. O momento surpreendeu o homenageado que foi, merecidamente, aplaudido por todos os presentes.
No final do almoço todos os participantes teceram elogios à qualidade dos enchidos e dos buchos produzidos na salsicharia do Adérito da Rebolosa e à sua confecção pelas cozinheiras da «Casa».
E como os raianos não saem de uma sem marcar a seguinte ficou desde logo agendado o primeiro sábado de fevereiro de 2025 para o próximo encontro com Sua Excelência o Bucho Raiano.
:: ::
«A Cidade e as Terras», por José Carlos Lages
(Fundador e Director do Capeia Arraiana desde 6 de Dezembro de 2006)
:: ::
Estava tudo muito bom e o ambiente foi fantástico. Adorei o presunto e a jeropiga. E o bucho claro. Venham mais almoços destes.