As democracias liberais como nós as conhecemos, estão em perigo, os valores que as diferenciam do resto dos regimes políticos estão a ser atacados no interior, por partidos políticos extremistas.
As minorias selectas levaram-me a escrever no Facebook o seguinte: «Os novos ricos, os marginais, os corruptos, os extremistas e os vigaristas estão a dar origem a uma nova cultura.» Talvez não tenha sido compreendido, pois só duas pessoas se dignaram ler, mas compreenderam logo o significado das minhas palavras. Com isto quis dizer que os valores e a cultura trazidos pela Liberdade e pela Democracia estão ameaçados por certos governantes com uma falta de Ética Política.
Se olharmos para Portugal o que vemos? Greves e mais greves, desde as forças de segurança ao mais pequeno organismo público, corrupção que vai desde o mais humilde funcionário público, até a alguns ministros. Foi-me dado ver, pela primeira vez, doentes deitados no chão à espera de serem tratados, já que os médicos estavam em greve… Tudo isto, ou quase tudo, ou ainda muito mais do que isto, obrigou o Presidente da República a pôr o Governo na rua com maioria e tudo! Tipo América Latina…
Agora que estamos a saber o que se passou e continua a passar, dá impressão que interessa fazer dos ricos ainda mais ricos, e dos pobres mais pobres, alguns conseguem fortunas com a corrupção. E se não me engano, o próximo partido político que sair das eleições só durará um ano a governar, se tanto…
Se puderem, leiam o livro «Eu e os Políticos» de José António Saraiva. Verão que não sou assim tão mau em relação à péssima política, nem à corrupção…
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Junho de 2008)
:: ::
Leave a Reply