O Capeia Arraiana tem por tradição eleger o «Acontecimento do Ano» nos últimos dias de Dezembro. Em 2023 decidimos destacar a prémio «Melhor Aldeia Turística do Mundo» para a Aldeia Histórica de Sortelha atribuído pela OMT-Organização Mundial de Turismo na terceira edição da «Best Tourism Villages» que teve lugar na cidade de Samarcanda no Uzebequistão. Como «Figura Nacional» elegemos Ricardo Araújo Pereira e como «Figura Internacional» a… «Inteligência Artificial». O «Destaque do Ano» vai para a Jornada Mundial da Juventude que decorreu em Lisboa entre os dias 1 e 6 de Agosto. Em 2024 os portugueses vão ser chamados por duas vezes a eleições: para a Assembleia da República e para o Parlamento Europeu. Pelo mundo continuam em destaque duas guerras: Ucrânia e Palestina.

ACONTECIMENTO DO ANO – Sortelha é a «Melhor Aldeia Turística 2023»
A assembleia geral da Organização Mundial do Turismo (OMT/ONWTO), reunida em Samarcanda, no Usbequistão, distinguiu a 19 de outubro, a Aldeia Histórica de Sortelha como «Melhor Aldeia Turística Mundial 2023». Nesta terceira edição foram eleitos 54 destinos de todo o mundo e com esta distinção Sortelha junta-se à Rede Global de Melhores Aldeias Turísticas da OMT, criada em 2021 e que reúne 190 aldeias dos cinco continentes.
A placa do prémio foi entregue à delegação portuguesa em representação do Município do Sabugal (Vítor Proença), do Turismo Centro de Portugal (Raul Almeida) e das Aldeias Históricas de Portugal (Dalila Dias).
De acordo com a OMT, «o galardão de Melhor Aldeia Turística reconhece as aldeias que constituem um exemplo notável de um destino turístico com ativos culturais e naturais acreditados, que preservam e promovem valores, produtos e estilos de vida rurais e comunitários e que têm um compromisso claro com a inovação e sustentabilidade em todas as suas vertentes económica, social e ambiental».
Para Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, «percorrer Sortelha é voltar atrás no tempo, até à época medieval, numa paisagem rochosa que não deixa ninguém indiferente e que foi agora justamente reconhecido pelas Nações Unidas».

A cerimónia de entrega do prémio à população de Sortelha decorreu no dia 11 de novembro, nas instalações do Rancho Folclórico e foi patrocinada pelo Município do Sabugal, Junta de Freguesia local e Aldeias Históricas de Portugal.
A OMT-Organização Mundial do Turismo (em inglês ONWTO-World Tourism Organization) é uma agência especializada das Organização das Nações Unidas (ONU) e a principal organização internacional no campo do turismo, destinada a promovê-lo e desenvolvê-lo. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo, promovendo um turismo responsável, durável e acessível a todos, prestando atenção particularmente aos interesses dos países em desenvolvimento.
A OMT tem membros 158 países membros, sete territórios e mais de 400 membros afiliados, representando o setor privado, instituições educacionais, associações e autoridades locais de turismo o que dá ainda mais mérito e destaque à distinção e à nossa nomeação de «Sortelha Melhor Aldeia Turística Mundial 2023» para «Acontecimento do Ano 2023».

FIGURA NACIONAL DO ANO – Ricardo Araújo Pereira
O humorista Ricardo Araújo Pereira, é a nossa «Figura Nacional de 2023».
Líder de audiências aos domingos à noite, num espaço muito concorrido e concorrencial, o programa «Isto é Gozar Com Quem Trabalha» continua a divertir os espectadores (e o público que esgota pavilhões) enquanto «brinca» com episódios «muito sérios» da política portuguesa.
O José Carlos Mendes, nas suas crónicas semanais «Postal TV» aqui no Capeia vai-nos surpreendendo com os números impressionantes das audiências do programa mais visto da televisão portuguesa. Alguns exemplos…
– «”Isto é Gozar Com Quem Trabalha” em direto no domingo à noite do Centro de Negócios do Fundão, com pavilhão esgotado, disparou para melhor resultado desde abril e foi o programa mais visto do dia deste domingo. Ricardo Araújo Pereira aproximou-se mesmo do milhão e meio de espectadores no melhor momento. O pico foi, precisamente, de 14.2/28.4%, mais de 1,2 milhões de espectadores.» (in Capeia Arraiana, 14-12-2023).
– «“Isto é Gozar Com Quem Trabalha” disparou para melhor resultado desde abril e foi o programa mais visto do dia deste domingo. Ricardo Araújo Pereira aproximou-se mesmo do milhão e meio de espectadores no melhor momento. O pico foi, precisamente, de 14.2/28.4%. Já em termos médios, a última edição antes do Natal do “Isto é Gozar Com Quem Trabalha” marcou 12.7/23.7% (1 milhão e 212 mil espectadores fidelizados)». (in Zapping, 11-12-2023).
– «”Isto é Gozar Com Quem Trabalha” enfrentou na noite deste domingo a estreia do “The Voice Portugal” e a segunda gala do “Big Brother”. Com inicio pelas 21:43 horas, o programa de Ricardo Araújo Pereira marcou 10.0 de audiência média e 19.3% de share com 958 900 telespectadores. Este valor consagrou o “Isto é Gozar Com Quem Trabalha” como o programa mais visto do dia. Às 22:00 horas, o programa bateu nos 10.8 de rating e nos 20.6% de share com 1 milhão e 28 mil e 600 telespectadores.» (in Capeia Arraiana, 21-09-2023).
– «Merecem este elogio! Os membros da equipa do «Isto é gozar…» está de parabéns. Foi um regresso de «alta estirpe» e em grande com direto no domingo à noite a partir do Altice Fórum Braga lotado com cerca de sete mil espectadores… e com 997 mil pessoas a telever (21% das audiências registadas).» (in Capeia Arraiana, 07-09-2023).
– «”Isto É Gozar Com Quem Trabalha” ao vivo na Altice Arena. Uma noite inesquecível para mais de 10 mil pessoas que assistiram ao ao vivo e para quem viu em casa o último programa desta temporada. Espetáculo de puro humor, no qual Ricardo Araújo Pereira não deixou nada por dizer. Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco e Inês, a grávida que subiu ao palco depois de lançar um ultimato ao apresentador “Ou me dão um bollycao ou vou cantar”, fizeram atuações com temas seus, mas letras ao nível de ‘Isto é Gozar Com Quem Trabalha’!» (in SIC, 30-05-2023).
– «Programa de Ricardo Araújo Pereira alcança resultado histórico. A estreia de “Isto é Gozar Com Quem Trabalha” foi vista por quase 1,6 milhões de espetadores. O Teatro Villaret foi o cenário. Na primeira fila, o Director. No final, satisfação geral…» (in Capeia Arraiana, 05-03-2020).
Além do apresentador fazem parte da equipa criativa do programa José Diogo Quintela, Miguel Góis, Cláudio Almeida, Manuel Cardoso, Cátia Domingues, Guilherme Fonseca e Joana Marques.
Ricardo Araújo Pereira participa semanalmente no “Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer” (que sucedeu ao “Governo Sombra”) na SIC Notícias. Para mudar o mundo, eles mantêm-se na sombra. Um programa com a coordenação de Carlos Vaz Marques e que conta também com a participação de João Miguel Tavares e Pedro Mexia.
Ricardo Araújo Pereira nasceu a 28 de abril de 1974, em Lisboa, é casado e tem duas filhas. É adepto do Sport Lisboa e Benfica. Foi militante do Partido Comunista Português, partido que veio mais tarde a abandonar. Continua, porém a afirmar-se como «Marxista não Leninista» e ateu.
Consideramos que Ricardo Araújo Pereira é merecedor da nossa distinção em 2023 sucedendo a António Costa (figura nacional 2022).

FIGURA INTERNACIONAL DO ANO – Inteligência Artificial (IA)
Não se vê e talvez seja virtual mas que já está presente no nosso dia-a-dia é indiscutível. De repente começámos a ouvir falar com cada vez mais insistência da Inteligência Artificial (IA), das suas virtudes e dos seus perigos para a Humanidade.
Mais do que a sua existência e influência para a civilização tal como a conhecemos os filósofos, teóricos e entendidos andam em acalorada discussão sobre a IA forte e a IA fraca.
A Inteligência Artificial Forte significa, ao que parece, a criação de computadores inteligentes que raciocinam, são auto-conscientes e resolvem problemas. O tema é controverso porque envolve questões éticas que obrigam a reconhecer entidades distintas dos seres humanos. Stephen Hawking alertou sobre os perigos da inteligência artificial e considerou-a uma ameaça à sobrevivência da humanidade.
A Inteligência Artificial Fraca resulta da criação de inteligência artificial que não é capaz de raciocinar e resolver autonomamente problemas agindo como se fosse inteligente mas sem autoconsciência. O Teste de Turing é o mais usado para classificar a inteligência das máquinas.
A IA está já a ser utilizada no apoio a problemas práticos por empresas, forças militares e governos. Possui aplicações informáticas com grande impacto nas áreas do reconhecimento de linguagens, leituras visuais, recursos humanos, comércio electrónico, medicina, engenharia mecânica, arquitectura e muitas outras.
A aplicação mais conhecida para acesso à IA é o ChatGPT, desenvolvido pela OpenAI e com acesso gratuito. Tem uma linguagem avançada para gerar respostas de texto o mais aproximadas possível às escritas por um ser humano. A ferramenta está a ser utilizada, por exemplo, por empresas como assistente virtual de atendimento ao público, estudantes e escritores desinspirados. Com interface amigável pode criar sites do zero, simular avatares para jogos, fazer a revisão ou traduzir textos. A base de dados está a ser constantemente actualizada e melhorada pelos «criadores».
O «DeepBrain AI» e o «Pictory AI» transforma texto em vídeos animados. A partir de um texto do utilizador a aplicação gera automaticamente uma representação visual dinâmica com personagens, diálogos e cenários.
O «Esta Pessoa Não Existe» gera caras de pessoas virtuais idênticas a humanos mas que não existem.
O Soundraw é uma aplicação para amantes da música. Permite compor, mesmo para quem não tem dotes musicais, músicas personalizadas para projectos como podcasts, jogos, vídeos, etc.
O DALL-E, também da OpenAI, gera conteúdo visual a partir da descrição em texto inserido pelo utilizador. Muito útil para designers e comunicação nas redes sociais.
Gerar textos e diálogos humanos com o ChatGPT, transformar textos em vídeo com o DeepBrain AI, criar imagens com o DALL-E ou música com o Soundraw está a provocar uma revolução na forma como os humanos interagem e produzem conteúdos no universo digital.
O acelerado desenvolvimento das ferramentas de Inteligência Artificial estão a alterar as «regras» de criatividade humana, da forma como vivemos e trabalhamos e a abrir «novos mundos» em todas as áreas.
O padrinho da IA, Geoffrey Hinton, prémio Turing 2018, cientista de computação, pesquisador de inteligência artificial e professor universitário defende que «os sistemas de IA podem já estar a ser mais inteligentes do que nós; não só conseguem aprender coisas mais rapidamente, como também podem partilhar cópias dos seus conhecimentos entre si quase instantaneamente». Mais… [aqui].
Para Terry Winograd, cientista informático, professor na Universidade Stanford «não restam dúvidas de que a tecnologia da informática, mais precisamente a área de inteligência artificial, transformará as sociedades, introduzindo modificações socioeconómicas irreversíveis».
O jornal The New York Times intentou em dezembro uma ação contra a Microsoft e a OpenAI, as empresas responsáveis pelo ChatGPT. O diário norte-americano acusa as empresas de, alegadamente, violarem as normas que regem a propriedade intelectual e os direitos de autor.
Mas… mais do que o futuro a Inteligência Artificial é já uma realidade virtual presente.
Assim, estas tecnologias que há poucos anos eram ficção científica, fazem já parte do nosso dia-a-dia e por tudo isso consideramos a «Inteligência Artificial» a «Figura Internacional de 2023» sucedendo a Volodymyr Zelensky (2022).

DESTAQUE DO ANO – Jornada Mundial da Juventude
Entre 1 e 6 de agosto, milhares de peregrinos rumaram a Lisboa dos quatro cantos do mundo para se juntarem e participarem na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorreu entre os dias 1 e 6 de Agosto em ambiente de fraternidade e festa. A organização deu conta que estavam inscritos peregrinos de 151 países do mundo.
No dia 1 de agosto, na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII os peregrinos da JMJ assistiram à missa de abertura presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, com o coro e a orquestra dirigida pela maestrina Joana Carneiro.
O Papa Francisco chegou no dia 2 de agosto ao aeroporto Militar de Figo Maduro, em Lisboa, para participar na JMJ. O Papa apareceu em cadeira de rodas na placa da pista sendo recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, entre outras individualidades. De seguida deslocou-se ao Palácio de Belém para uma cerimónia de boas-vindas e depois para o Centro Cultural de Belém onde se encontrou com entidades oficiais, membros do corpo diplomático e líderes partidários.
A 3 de agosto as ruas de Lisboa encheram-se com uma multidão de peregrinos que saudaram o Papa à sua passagem. O Santo Padre foi recebido por centenas de milhares de jovens na Cerimónia de Acolhimento na Colina do Encontro no Parque Eduardo VII. Para a histórica fica o pedido de que «na Igreja ninguém está a mais, há espaço para todos. Repitam comigo: Todos! Todos! Todos!»
No dia 4 visitou e confessou em breve visita ao «Parque do Perdão» no Jardim Vasco da Gama, localizado na zona de Belém. Correspondendo a um pedido do Papa foi feita uma visita à sede da Scholas Occurrentes, em Cascais. À chegada, ao longo da estrada, um mural com mais de três quilómetros de comprimento dava as boas-vindas. Na casa do movimento que Francisco criou para todo o mundo conversou com os jovens que participaram no projeto artístico «Vida Entre Mundos».
O momento alto do dia 5 teve lugar no Parque Eduardo VII com a realização da Via Sacra. Na chegada Francisco foi recebido por cerca de 800 mil peregrinos que assistiram às 14 estações da Via Sacra, encenada pelo grupo Ensemble23, composto por 50 jovens, de 21 nacionalidades.
A vigília no «Campo da Graça» no Parque Tejo foi o penúltimo evento da JMJ e reuniu centenas de milhares de peregrinos. Francisco percorreu o recinto no Papamóvel saudado os milhares de jovens que o esperavam antes de chegar ao altar-palco. O Papa Francisco desafiou os jovens à solidariedade, respeitando a inclusão e para arriscarem e seguirem em frente sem medo.
Na manhã de domingo, 6 de agosto, o padre Guilherme Peixoto, sacerdote e DJ, foi o responsável por acordar os peregrinos que pernoitarem no Campo da Graça. Os primeiros sons da batida musical começaram a ouvir-se às sete horas da manhã. O Papa Francisco presidiu a celebração da Santa Missa e no final da oração do Angelus, Francisco agradeceu às autoridades e instituições portuguesas declarando que Lisboa ficará na memória dos jovens como «casa de fraternidade e cidade de sonhos».
Durante a tarde, o papa reuniu-se com os voluntários da Jornada Mundial da Juventude. Ao final do dia, partiu de Lisboa com destino a Roma.
Para a história fica o nome de D. Américo Aguiar o bispo responsável pela organização da JMJ-Jornada Mundial da Juventude.
Durante seis dias Portugal e Lisboa foram o centro do mundo católico. Por tudo isto (e não é pouco) entendemos que a «Jornada Mundial da Juventude» é merecedora do «Destaque do Ano 2023» sucedendo ao «Bacalhau à Moda do Sabugal» em 2022.
:: ::
«A Cidade e as Terras», por José Carlos Lages
(Fundador e Director do Capeia Arraiana desde 6 de Dezembro de 2006)
:: ::
Leave a Reply