A festa de Santa Bebiana de Caria conta com 79 anos de tradição, sendo esta uma das poucas festas em honra do vinho ainda existentes na região, resistindo ao tempo, esquecimento e à reprovação popular. Voltando à origem da festa que já foi grande outrora, reavivou-se a Irmandade de Santa Bebiana, constituída por um grupo de jovens de Caria, que se assume como a organizadora formal do evento e luta por divulgar e manter vivas as tradições Carienses que tanto nos orgulham. Tendo também outra vertente ligada ao associativismo recreativo e cultural é dinamizadora de outros eventos ao longo de todo o ano.

A Festa de Santa Bebiana volta a animar as ruas da vila de Caria nos dias 1, 2 e 3 de Dezembro. Sendo esta uma festa com características muito próprias que a diferenciam de outras festas báquicas, este foi um dos principais motivos pelo qual a Irmandade de Santa Bebiana e a Junta de Freguesia de Caria se aliaram, para dar início ao processo de classificação: «Santa Bebiana de Caria – Património Cultural e Imaterial».
Tendo como tema principal a celebração do vinho, as festividades realizam-se num largo da povoação com casas em redor e em torno de uma fogueira, que aquece a noite fria assim como possibilita a confraternização popular durante todas as noites dos festejos.
Este ano a festa conta com três dias de celebração. Assim no feriado do dia 1 de dezembro o Cortejo do Chamamento das Irmãs percorre as ruas da vila com arruada de bombos convidando a população e dando inicio às festividades.
No cumprimento de uma longa tradição, dia 2 de dezembro, Santa Bebiana e São Martinho eternos devotos do vinho, reúnem-se numa alegoria ao mesmo, sendo este o ponto alto da celebração. Os «santos» são levados em andores numa animada «procissão pagã», enquanto o vinho é oferecido pelos Irmãos a todos quantos o desejarem. Nos diversos pontos de paragem, um suposto e falso representante do clérigo realiza o «Sermão» com «rezas» alusivas ao consumo do álcool assim como declara maledicências e sátiras ao poder instituído, o que costuma arrancar sonoras gargalhadas à multidão.
Ainda antes, durante o mesmo dia irá decorrer um colóquio e debate com o tema: «A simbologia da Santa Bebiana na Comunidade de Caria.»
A festa culmina no domingo, dia 3, com a realização de uma caminhada com almoço, seguida de jogos tradicionais.
As ruas da vila serão animadas com música, bailes, uma feirinha de sabores típicos e tradicionais, estando reunidos os ingredientes para a Irmandade de Santa Bebiana convidar todos os amantes do vinho, e não só, a participarem nesta celebração de inverno.
:: ::
Filipe Alves
(presidente da Irmandade de Santa Bebiana de Caria)
Leave a Reply