O prémio «Best Tourism Village» («Melhores Aldeias Turísticas 2023») atribuído à Aldeia Histórica de Sortelha pela Organização Mundial do Turismo em Outubro no Usbequistão já está em casa. A cerimónia de entrega do prémio à população de Sortelha decorreu no sábado, 11 de novembro, nas instalações do Rancho Folclórico e foi patrocinada pelo Município do Sabugal, Junta de Freguesia local e Aldeias Históricas de Portugal.
A Aldeia Histórica de Sortelha foi distinguida no dia 19 de Outubro como «Melhor aldeia turística 2023» na assembleia geral da Organização Mundial do Turismo, reunida no Usbequistão. A placa do prémio foi, na altura, entregue à delegação portuguesa em representação do Município do Sabugal (Vítor Proença), do Turismo Centro de Portugal (Raul Almeida) e das Aldeias Históricas de Portugal (Dalila Dias).
Este sábado, 11 de novembro, teve lugar nas instalações do Rancho Folclórico a cerimónia de entrega da placa comprovativa da importante distinção à população de Sortelha, «Best Tourism Village – Sortelha», patrocinada pelo presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, pelo presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, Jorge Lourenço, e pelo presidente da direção da Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão.
O reconhecimento mundial da qualidade patrimonial é descrita pelos organizadores como resultado do trabalho «da comunidade, dos agentes privados e entidades associativas que são a alma desta Aldeia e têm dedicado um esforço coletivo e hercúleo na preservação da sua identidade material e imaterial» acrescentando que «esta conquista só faz sentido quando partilhada com todos aqueles que elevam a sua singularidade e estatuto de distintiva».
A cerimónia de entrega do prémio «Best Turism Village» à Junta de Freguesia e comunidade local foi seguida de um jantar comunitário medieval e magusto e animação cultural.
O merecido prémio atribuído à Aldeia Histórica de Sortelha que enche todos de orgulho e que fez uma longa viagem desde o longínquo Usbequistão chegou finalmente a «casa».
:: ::
José Carlos Lages
Leave a Reply