No século XIV havia o Reguengo de Santo António. Nos séculos XVII XVIII, os Registos Paroquiais, referem a Quinta de Santo António da Urgueira. Na primeira metade do século XIX era «Aldeia», nos documentos da Câmara Municipal de Sortelha. Só podemos utilizar o nome «Aldeia de Santo António» a partir de meados do século XIX. No final do século XIX/princípio do século XX tornou-se a sede de freguesia.


No final do século XIV havia o Reguengo de Santo António, que está na origem da atual povoação. Em 1395 havia quatro casais, conhecidos por Sargaçais, que tomaram o nome de Aldeia Nova. (1)
Nos Registos Paroquiais do séculos XVII e XVIII – Quinta de Santo António da Urgueira. Em 1758 a utilização de «Aldeia de Santo António» foi uma exceção:
«A Parochia está fora do Lugar principal que hé a Urgueyra, na Aldeya de S. Antonio,…»… [aqui]
Na primeira metade do século XIX, os documentos da Câmara de Sortelha referem somente «Aldeia», ainda foi assim em 1851.
Só podemos falar em «Aldeia de Santo António», de forma inequívoca e irreversível, quando passou para o concelho de Sabugal em 31 de Dezembro de 1851.
1860 – As cerimónias eram realizadas na Igreja de Santo António, sendo a freguesia de Santo António da Urgueira.
Em 1880 Já se utilizava a expressão: Igreja Paroquial de Aldeia de Santo António.
Em 30 de Novembro de 1911 passou a ser a sede de freguesia, antes era a Urgueira. Pela reorganização administrativa de 2012/2013 passou a estar agregada à União de Freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António. (2)
Em resultado de tudo isto, a freguesia tem duas Igrejas Matriz:
– Igreja de Santo António, na Aldeia de Santo António e Igreja de Nossa Senhora do Pilar, na Urgueira.
Notas
(1) Freire, Anselmo Braacamp, Archivo Historico Portuguez, Volume X, Edição Câmara Municipal de Santarém, 2001, p. 296.
(2) Fontes: Livros de atas da Câmara Municipal de Sortelha, Livros de Matrículas dos Expostos de Sortelha, Registos Paroquiais de Aldeia de Santo António e Urgueira e Junta de Freguesia da União de freguesias de Sabugal e Aldeia de Santo António.
:: ::
«Memórias de Sortelha», opinião de António Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019)
:: ::
Leave a Reply