O Capeia Arraiana marcou presença no dia 10 de outubro, no auditório do Museu da Guarda, na conferência de imprensa da apresentação dos destaques dos cerca de 100 eventos da Agenda Cultural do Município da Guarda para os meses de outubro a dezembro.
Na apresentação da agenda cultural para o último trimestre do ano o presidente da autarquia guardense, Sérgio Costa, destacou a programação eclética disponibilizando diversidade artística, destinada aos mais diferentes públicos em múltiplos espaços culturais. Esta nova estratégia, diversificada, prevê cerca de uma centena de atividades até ao final do ano.
No TMG-Teatro Municipal da Guarda serão apresentados espetáculos para todas as idades e sensibilidades envolvendo artistas locais, nacionais e internacionais. Destaque para a peça de teatro «Guarda a Nossa Rádio Altitude», em palco no dia 21 deste mês, por ocasião do 75.º aniversário daquela que é a rádio local mais antiga do país. Ainda em outubro Herman José fará a apresentação da 4.ª Gala do Desporto Cidade da Guarda.
No Museu da Guarda, será dada oportunidade aos artistas locais e decorrerá também a 7.ª edição do (SIAC) Simpósio Internacional de Arte Contemporânea inspirada em Eduardo Lourenço.
Na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, emergirá literatura local através de apresentações e leituras. O Prémio Eduardo Lourenço será entregue a 7 de dezembro à escritora Lídia Jorge, neste ano em que ele completaria cem anos.
A nível concelhio a programação cultural apresenta o ciclo de festivais de cultura popular:
Outubro
– 21 e 22 – Festa do Saber e Sabor da Marmelada no Marmeleiro;
– 28 e 29 – Festa da Castanha em Aldeia do Bispo.
Novembro
– 4 e 5 – Festa da Castanha e da Jeropiga em Famalicão da Serra;
– 17, 18 e 19 – Festival do Azeite do Vale da Teixeira.
Pretende-se, pois, apreciar e apoiar a arte e culturas locais mas, sem prescindir de trazer à cidade mais alta o que de bom se faz a nível nacional e internacional.
:: ::
Fernando Capelo
Leave a Reply