À boleia do jornal «O Interior» destacamos hoje o voto de louvor da Assembleia Municipal da Guarda à Rádio Altitude pelos 75 anos de emissões contínuas. O Capeia Arraiana associa-se respeitosamente a este voto de louvor agradecendo a valorosa participação de todos os que ajudaram a estação a chegar até aos dias de hoje. Parabéns Rádio Altitude!
Reprodução da notícia do jornal «O Interior»:
«A Assembleia Municipal da Guarda aprovou esta quarta-feira um voto de louvor à Rádio Altitude pelos 75 anos de emissões contínuas.
Foram apresentadas três propostas, a primeira das quais por Cláudia Guedes (CDS-PP). Seguiram-se Helena Saraiva (PSD) e Luísa Campos (PS), tendo sido acordada a junção dos três votos de louvor, aos quais se associou o movimento independente “Pela Guarda”.
O voto de louvor acabou por ser aprovado pelos 75 deputados municipais presentes. À votação seguiu-se uma salva de palmas.»
:: :: :: :: ::
«A Rádio Altitude iniciou emissões regulares em 29 de Julho de 1948 na cidade da Guarda e é a rádio local mais antiga de Portugal e uma das pioneiras na Europa.
O nascimento da Rádio remonta, no entanto, ao ano de 1946, quando José Maria Pedrosa, doente internado no Sanatório Sousa Martins (que funcionou na Guarda entre 1907 e 1975), instalou o primeiro emissor interno.» (in Historial da Rádio Altitude).
Diz quem sabe que a Rádio Altitude assinalou 75 anos de emissões regulares no dia 29 de Setembro de 2023. Assim sendo aqui ficam os nosso parabéns a todos os profissionais na pessoa do seu diretor Luís Baptista-Martins e os nossos agradecimentos por tão valoroso trabalho e pelo rico arquivo e património cultural da região da Guarda.
Destaque ainda para a Assembleia Municipal da Guarda que está atenta e reconhece o valor e a importância dos órgãos de comunicação social do seu concelho.
:: ::
José Carlos Lages (com jornal «O Interior»)
A noticia recorda-me quando era jovem. Rapazes e raparigas da minha aldeia juntavam-se á volta de um rádio de pilhas daqueles grandes para ouvirmos os discos pedidos. até dava para fazer bailaricos. E recordo que um dia fiquei sem saber o que fazer porque no meio daqueles pedidos recebi uma dedicatória de um rapaz de uma aldeia ao lado que eu não imaginava que olhava para mim. Fui motivo de gozo mas a verdade é que ainda me lembro que nessa noite nem comsegui dormir. Obrigado rádio altitude.