Na freguesia de Águas Belas contamos oito monumentos conhecidos por alminhas.Vamos conhecê-los!…

Os nossos antepassados assinalaram os locais sagrados nos caminhos e encruzilhadas. Eram espaços de paragem obrigatória em que as pessoas se benziam e realizavam uma pequena oração. É nosso dever preservar a memória…

Águas Belas, Rua Vila do Sabugal – Inserida numa parede, apresenta um nicho com painel de azulejos: Cristo crucificado e os anjos; inscrição: «Vós que estais passando, rezai pelos que estão esperando.».
:: :: :: :: ::

Águas Belas, Rua da da Cruzinha – inserida numa parede, nicho: Cruz acima do painel de azulejos com Cristo crucificado exterior e os anjos, contendo oito furos para colocação de grade/protecção . Inscrição: «Vós que estais passando, rezai pelos que estão esperando / 1936».
:: :: :: :: ::

Espinhal, na Rua da Estrada Principal – inserida numa parede; Painel de azulejos legendado: «Anjo da Guarda», inscrição: 1968», encimado por uma cruz latina em relevo.
:: :: :: :: ::

Espinhal, Rua da Fonte – painel de azulejos: Sagrada Família. Situada num afloramento rochoso; inscrição: «6/4/1856».
:: :: :: :: ::

Vale Mourisco, Rua da Carreira – bloco de cimento om nicho de arco de volta perfeita. Foi um pouco deslocalizada para alargamento da entrada. Era local de paragem para rezar quando se ia ao cemitério.
Inscrição: «DAILHE/SENHOR/ODES/CANSO/ETERNO/17/19=63/10».
:: :: :: :: ::

Vale Mourisco, Sítio dos Quatro Caminhos – bloco de cimento encimado com uma cruz latina. Nicho em forma circular contendo uma imagem, protegida com um vidro, de difícil interpretação devido ao elevado estado de degradação. Inscrição: «1996».
Observação: A imagem parece ser de papel, assim se explica a situação.
:: :: :: :: ::

Águas Belas, Caminho dos Barreiros – estela com nicho e cruz latina, inscrição: «15/18=67/2».
:: :: :: :: ::

Espinhal, Portela – estela com nicho e cruz latina.
:: :: :: :: ::
Nota
Os painéis de azulejos com os anjos são uma clara referência às crianças. Assim, mesmo que sejam posteriores, não os podemos dissociar da «Tragédia dos Expostos»… [aqui]
As mentalidades não se obliteraram com com a extinção das «Rodas», mantiveram-se em pleno século XX! O convite à oração, junto dos painéis com anjos, era uma oportunidade de expiação dos pecados coletivos!
O mesmo se aplica em relação a Pousafoles do Bispo… [aqui] e [aqui]
:: ::
«Memórias de Sortelha», opinião de António Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019)
:: ::
Leave a Reply