Relatório de algumas intervenções dos militares do Comando Territorial da Guarda da GNR, do Núcleo de Investigação Criminal (NIC), do Destacamento Territorial da Guarda e do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA). Destaques para a localização da plantação de canábis em Gouveia, violência doméstica na Mêda e apreensão de artigos contrafeitos em Almeida.
ALMEIDA – apreensão de 272 artigos contrafeitos
O Comando Territorial da Guarda, através do Destacamento Territorial de Vilar Formoso, no dia 10 de agosto, identificou um homem de 28 anos, por contrafação, no concelho de Almeida.
No decorrer de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da Guarda abordaram uma viatura que continha no seu interior vários artigos contrafeitos. No decorrer das diligências policiais foi possível apurar que o suspeito procedia à venda dos artigos contrafeitos, culminando na apreensão de 272 peças de vestuário, avaliados num valor estimado de 6 700 euros.
O suspeito foi identificado e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Almeida.
:: :: :: :: ::
MÊDA – pulseira eletrónica por violência doméstica
O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), no dia 10 de agosto, deteve um homem de 51 anos por violência doméstica, no concelho da Mêda.
No âmbito de um inquérito de violência doméstica, os militares da Guarda apuraram que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a sua companheira de 47 anos. No seguimento da ação foi dado cumprimento a um mandado de detenção.
O detido foi presente no mesmo dia a primeiro interrogatório no Tribunal Judicial de Foz Côa, onde lhe foi aplicada a medida de coação de proibição de contactos e de se aproximar da vitima num raio de 250 metros, controlado por pulseira eletrónica, sendo o mesmo obrigado a sair da residência do casal.
A violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva. Participe se precisar de ajuda ou tiver conhecimento de alguma situação de violência doméstica.
:: :: :: :: ::
GOUVEIA – Detido por cultivo de canábis
O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Gouveia, no dia 9 de agosto, deteve um homem com 50 anos por cultivo de plantas de canábis, no concelho de Gouveia.
No âmbito de uma denúncia por cultivo de plantas de canábis, os militares da GNR deslocaram-se para o local indicado para apurar factos e tentar localizar a plantação e o seu proprietário. No seguimento da ação foi possível apurar a localização da plantação e foi detido o suspeito, em flagrante quando estava a tratar das plantas de canábis.
Foi ainda realizada uma busca domiciliária, culminando na apreensão de diverso material, destacando-se: Seis plantas canábis e oito doses canábis.
O detido foi constituído arguido e os factos foram encaminhados para o Tribunal Judicial de Seia.
:: :: :: :: ::
A Guarda Nacional Republicana pretende combater a criminalidade e fortalecer o sentimento de segurança da população, procurando ainda prevenir ilícitos criminais.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
:: ::
José Carlos Lages (com Gabinete de Imprensa da GNR-Guarda)
Leave a Reply