Relatório de algumas intervenções dos militares do Comando Territorial da Guarda da GNR, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) e do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA). Destaque para uma detenção em Celorico da Beira, prisão preventiva em Vila Nova de Foz Côa, constituição de arguido em Figueira de Castelo Rodrigo e recolha de uma cegonha-branca na freguesia de Pousade-Albardo (Guarda).
Celorico da Beira – detido por posse ilegal de arma de fogo
O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), no dia 7 de julho, deteve um homem de 61 anos, por posse ilegal de arma de fogo, no concelho de Celorico da Beira.
No âmbito de inquérito por maus-tratos a animais de companhia, foram efetuadas diligências policiais e foi possível apurar que o homem era detentor de uma arma de fogo sem documentação. No decorrer da ação policial, os elementos de SEPNA efetuaram duas buscas domiciliárias, que culminaram na apreensão do seguinte material:
Uma arma de fogo e 12 munições.
O homem foi detido e constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira.
A GNR relembra que, de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem detiver arma não registada nem manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma.
:: :: :: :: ::
Vila Nova de Foz Côa – prisão preventiva por roubo e coação agravada
O Comando Territorial de Guarda, através do Posto Territorial de Vila Nova de Foz Côa, no dia 12 de julho, deteve um homem de 34 anos por roubo e coação agravada, no concelho de Vila Nova de Foz Côa.
No âmbito de uma investigação por roubo e coação agravada, que teve a duração de cerca de um mês, apurou-se que o suspeito de 34 anos terá roubado dinheiro e roupa, por meio de violência e ameaças, a um sexagenário, na localidade de Vila Nova de Foz Côa. No decorrer das diligências foi dado cumprimento a um mandado que culminou com a detenção do individuo.
O detido, com antecedentes criminais por roubo, furto, ofensas à integridade física e tráfico de estupefacientes, foi presente no Tribunal Judicial de Vila Nova de Foz Côa, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.
:: :: :: :: ::
Figueira de Castelo Rodrigo – constituído arguido por crime de dano contra a natureza e posse de arma proibida
O Comando Territorial da Guarda, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da Guarda, no dia 12 de julho, constituiu arguido um homem de 30 anos, por crime de dano contra a natureza e posse de arma proibida, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Na sequência de uma investigação pelo crime de dano contra a natureza, os militares da Guarda realizaram uma busca domiciliária, tendo sido possível apurar que o suspeito se encontrava na posse de exemplares de espécies protegidas da fauna ou da flora selvagens e de uma arma proibida. Da ação resultou a apreensão do seguinte material:
Uma arma branca, quatro mandarins, quatro rolas de crista, três rolas esmeraldina, dois bengalins da India, duas pyrrhuras, dois pintassilgos da Venezuela e um tecelão africano.
O suspeito foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Figueira de Castelo Rodrigo.
:: :: :: :: ::
Guarda – recolha de cegonha-branca
O Comando Territorial de Guarda, através do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA) da Guarda, no dia 9 de julho, recolheu uma cegonha-branca (Ciconia Ciconia), na localidade de Pousade e Albardo, no concelho da Guarda.
Na sequência de um alerta por parte de um popular a dar conta de que o animal se encontrava debilitado, os elementos do NPA deslocaram-se para o local e recolheram a ave que se encontrava debilitada.
A ave foi transportada para o Centro de Ecologia e Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), em Gouveia.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.
:: ::
José Carlos Lages (com Gabinete de Imprensa da GNR-Guarda)
Leave a Reply