Decorreu no primeiro dia de Julho o 36.º Encontro dos Antigos Alunos da Escola Apostólica de Cristo Rei de Gouveia, com a maior participação de sempre, contabilizando-se mais de cem inscrições, sob o tema «De Volta à Nossa Casa… Haja festa». Histórias cruzadas e a partilha do nosso presente comum. MEMÓRIAS das coisas belas ao longo do nosso percurso de vida, manifestando-se a esta Escola Apostólica a Gratidão, a Amizade, a Alegria e a Paz.
O 36.º Encontro dos Antigos Alunos da Escola Apostólica de Cristo Rei de Gouveia iniciou-se com as «Boas-Vindas» a todos os participantes, a Assembleia Geral, a Eucaristia… continuando com o almoço comunitário, convívios…
Na abertura dos trabalhos da Assembleia Geral, o presidente Jorge Ferreira citou um texto publicado na publicação «Caminhos Novos», da autoria de um ex-aluno:
«Cumpre-se este ano o 75.º Aniversário da Congregação dos Missionários de São João Baptista, aprovada canonicamente a 6 de Maio de 1948.
O percurso histórico foi longo, difícil, com muitas vicissitudes, perseguições, prisões, destruições, incompreensões, crises, lutas titânicas, muitos obstáculos, inclusive de elementos da própria igreja, mas a vitória final chegou, graças à persistência, força de vontade, coragem, em prol do bem comum, da humanização, da recuperação da missão apostólica e da evangelização da mensagem de Jesus Cristo.»
Em 1956 chegou a Portugal, instalou-se em Gouveia e iniciou principalmente com actividades formativas, em que milhares de jovens sem posses económicas para dar continuidade aos estudos primários tiveram aqui a sua oportunidade, desempenhando mais tarde as mais diversas profissões, construindo o seu futuro.
O Presidente da Direcção, António José Ferreira Machado, referiu que «já vamos no 36.º Encontro dos Antigos Alunos da Escola Apostólica de Cristo Rei. São muitas as recordações indissociáveis desta Casa, da envolvente beleza paisagística, da vida de Gouveia, de uma diversidade de iniciativas que dão continuidade nos valores do Padre João Maria Haw, personalidade que marcou o tempo com a sua Obra, a sua postura cívica, moral e religiosa».
Lançou a pergunta… «o que eu posso fazer por esta grande Instituição repleta de Tanta Vida? Apelo para que nos ajudem a trazer mais Antigos Alunos para esta causa.»
O decano dos Antigos Alunos, Eduardo Santos Pinheiro, natural de Manteigas, que entrou no ano de 1965, também lançou a questão: «Como poderíamos estudar se não fosse esta Escola de Formação? Ficou uma preparação para a vida, que não teríamos se não a tivéssemos frequentado.»
Com a participação de todos os Antigos Alunos, presidiu à Eucaristia o Padre José Cristino, coadjuvado pelo Padre Carlos Jacob que proferiu, entre outras, estas significativas palavras que transcrevo:
«Tem sempre um sabor especial voltar a este lugar. Tudo parece tão perto e tão próximo, como se tivesse sido ontem que nos ausentámos. Aqui, neste espaço onde o sagrado nos toca, alimentámo-nos e crescemos. Sentados nestes bancos, onde o tempo e a nossa ausência não os modificaram, revivemos a nossa meninice e juventude.
Parece que estamos numa sala de cinema, apenas com a diferença de que os actores somos nós. Todos, todos tivemos muitas histórias. Mais importante é que fizemos História. Foi assim que esta Casa ficou conhecida em tantos lugares e até em outros países. Foi convosco que esta Instituição cresceu. Foi com várias gerações de jovens que engrossámos, que se deu vida ao sonho do Profeta São João Baptista, e que o Fundador dos Missionários de São João adoptou como lema: “Preparai os Caminhos do Senhor”. Sonho que continuais, por certo, a concretizar nas vossas vidas.
Nestas Memórias que se refrescam em cada canto desta Casa, regressamos. Tornamo-nos inocentes dum tempo distante, que perdura em todos, como ontem fosse hoje. São sensações vividas e nunca apagadas. Filme obrigatório cheio de personagens e de situações, gratuito, disponível, autêntico holofote duma existência.
Foi aqui que nos fizemos Homens.»
:: ::
«Aldeia de Joanes», crónica de António Alves Fernandes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Março de 2012)
:: ::
Leave a Reply