Claro que esta semana tem de se falar da 41.ª Capeia Arraiana na Região de Lisboa, organizada pela Casa do Concelho! E tudo se conjuga para que seja um grande dia de afirmação da cultura e das tradições sabugalenses.
As circunstâncias que hoje tornam uma trágico comédia o que se passa no Campo Pequeno, levaram a Casa a ter, em boa hora, optado pela Praça de Touros do Montijo.
Eu, que tenho acompanhado de perto a organização da Capeia, posso afirmar que fomos recebidos no Montijo como se estivéssemos na nossa Casa e que, estou certo, vai satisfazer todos. E se não, vejamos o Programa.
Logo pela manhã, a partir das 10:30 horas, a Escola Taurina do Montijo fará na Praça uma demonstração das escolas taurinas do País, com entrada gratuita para todos os que a ela queiram assistir.
Entretanto, cá fora é a azáfama de montar palco, stands e bares para tudo estar pronto a seguir ao almoço.
Do Sabugal já partiram a Banda da Bendada, o Rancho Folclórico do Sabugal, os Tamborileiros de Aldeia da Ponte e os artesãos que estarão no Mercado da Terra, aberto a partir das 14:00 horas, organizado em cooperação entre a ADES, a Câmara do Sabugal e a Casa.
Depois do almoço de todos os participantes, e com o Mercado da Terra já aberto, atuarão, a partir das 15H00 no palco exterior o Grupo de Danças e Cantares Besclore do Grupo Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Grupo Novo Banco (que amavelmente se quiseram juntar à nossa festa). e o Rancho Folclórico do Sabugal.
A partir das 16:00 horas é altura de ocupar os lugares na Praça para que se possa servir o prato principal, isto é, a Capeia!
E digam lá, se não é um dia cheio!…
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007)
:: ::
Leave a Reply