Há muito que estava programada a presença de muitos filiados no Conselho Nacional de Representantes da Fraternidade Nuno Álvares, a realizar no Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima. A F.N.A. é uma associação escutista – O Escutismo dos Adultos –, com um efectivo de dois mil elementos, distribuídos por diversos núcleos de norte a sul do País e Ilhas, agregados a Direções Regionais.
No que concerne à região da Guarda, há núcleos na Covilhã, um dos mais antigos do país, Fundão, Teixoso, Tortosendo e Guarda, compostos por mais de uma centena de escuteiros adultos.
Para a participação do Conselho Nacional de Representantes partiram para Fátima elementos do Fundão, Guarda, Tortosendo e Teixoso, que se juntaram a mais de duzentos participantes, vindos de diversos locais do território nacional.
Na parte da manhã, foi apresentada a seguinte ordem de trabalhos, no ponto um, período antes da ordem de trabalhos. No ponto dois, apresentação, análise, discussão e votação do Relatório de Contas do ano de 2022. No ponto três, apresentação, analise, discussão e votação do Plano de Actividades e Orçamento para 2023. No ponto quatro, apresentação e análise, discussão e votação da proposta da Direcção Nacional, sobre a alteração do artigo 79.º, do Regulamento Geral, Bandeira Regional da FNA. No ponto cinco, apresentação do Acampamento Nacional que colocados à votação foram aprovados por maioria. No ponto cinco, outros assuntos de interessa para a FNA. Todos os temas sujeitos a votações foram aprovados por maioria.
Da parte da tarde, o vice-presidente da direcção nacional, José Luís Silva apresentou a equipa do X ACANAC (Acampamento Nacional).
Por proposta do Departamento Nacional de Radio Escutismo, foram distinguidos vários associados pelo seu grande empenho nesta modalidade e por outras actividades relevantes.
Na parte da tarde, as atenções centralizaram-se na realização do Décimo Acampamento Nacional da Fraternidade no Campo Gardunha, no Fundão, entre os dias 8 e 11 de Junho.
Os Presidentes das Câmaras Municipais do Fundão e da Guarda através de vídeo emitiram mensagens de felicitações por este evento, e pelo seu sucesso em territórios de bom acolhimento, de grande relevância paisagística, turística, gastronómica, cultural e patrimonial. Os visitantes terão oportunidade de desfrutar destas riquezas.
Na linha das preocupações da preparação do Acampamento Nacional, a realizar no Fundão, o Núcleo local da Fraternidade, convocou uma reunião, que contou com todos os elementos onde foram analisadas diversas situações, programas e distribuição de tarefas.
Também foi abordada a investidura de novos elementos, que terá lugar naquele Campo Gardunha dos Escuteiros, e a participação da Fraternidade no Centenário do CNE em Braga, nos dias 27 e 28 de Maio.
A reunião terminou com a leitura de uma mensagem de esperança vinda de Roma, por parte de Padre Hélder Lopes, lida por Rita Martins, desejando que 2023 seja um ano muito Feliz para Portugal, que receberá as Jornadas Mundiais da Juventude, para a celebração da Fundação do Centenário do Corpo Nacional de Escutas e para o Núcleo da Fraternidade Nuno Álvares do Fundão e toda região da Guarda, onde se realizará o X Acampamento Nacional.
:: ::
«Aldeia de Joanes», crónica de António Alves Fernandes
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Março de 2012)
:: ::
Leave a Reply