A Casa da Beira Alta, fundada em 1956, tem sede na cidade do Porto em prédio próprio que foi comprado, unicamente, com o esforço e contributo dos associados. A associação participa ativamente, há mais de 66 anos, na vida cultural defendendo sempre os valores e interesses da Beira Alta bem como a sua rica história e as suas gentes ilustres.
A Sede da Casa da Beira Alta (CBA) está localizada na Rua de Santa Catarina, a mais movimentada da cidade invicta, e oferece às Câmaras da Beira Alta espaços de promoção dos seus produtos e atividades. Mostras de artesanato, por exemplo, têm sido algumas das iniciativas concelhias.
A missão da CBA é servir os sócios e a população em geral, em particular da cidade do Porto, respeitando o estatuto de Instituição de Utilidade Pública.
Tem como objetivos a realização na cidade do Porto de atividades sociais e de ocupação de tempos livres divulgando, defendendo e promovendo os valores da cultura, nomeadamente a criação, a literatura, a pintura, a música, os costumes, o artesanato, os produtos alimentares, as culinárias, as artes e ofícios tradicionais.
A CBA tem cedido gratuitamente as instalações, resolvendo o problema da sua escassez no centro do Porto, a outras associações, à Junta de Freguesia, a Clubes, editoras, autores, artistas para a realização das suas actividades numa zona central e privilegiada.
Mencionamos alguns exemplos das actividades que tiveram lugar na sede desde 2018 até à pandemia:
– 2018 – Reunião da Junta de Freguesia do Centro Histórico do Porto;
– 2019 (Abril) – lançamento da Corrida Portucale, organização da Atleta Rosa Mota através do Clube de Atletismo do Porto (ver foto);
– 2019 (Maio) – Comemorações dos 75 anos da Federação das Coletividades do Distrito do Porto;
– 2020 (fevereiro) – participação nas comemorações do centenário do Sport Clube Vasco da Gama com a presença do Governo, Câmara, Federações e outras entidades Na nossa Sede deu-se o início com a apresentação do livro do centenário pelo Professor Hélder Pacheco (ver foto) e depois continuou no pavilhão (ver fotos).
Começámos a cantar as Janeiras para reavivar a tradição Beirã de levar as boas festas e desejar feliz Ano Novo aos nossos vizinhos e amigos. Os grupos da Beira cantam pela rua acima, a partir da nossa Casa, até ao Auditório da Junta (ao lado do JN), onde são recebidos pelo Presidente.
A organização tem sido muito bem acolhida pelas entidades e grupos que convidamos
Ainda, em 2018, homenageámos a família Pires Veloso com origem em Gouveia e que se radicou no Porto. Recordámos o General Pires Veloso e seu irmão Aureliano Pires Veloso primeiro Presidente da Câmara do Porto depois do 25 de Abril de 1974, pai do grande músico Rui Veloso.
Além destes acontecimentos mais recentes, destaco mais alguns da nossa rica história, comprovados com extratos do nosso livro de honra que juntamos:
– Homenagens a Aristides de Sousa Mendes em 2000 que contribuiu para que fosse lembrado este herói nacional, mais de vinte anos antes dos políticos terem decidido e, muito bem, dar-lhe um lugar no Panteão Nacional, em 19 de Outubro de 2021;
– Acolhimento de toda a imprensa nacional foi um acontecimento regular e tradição da Casa durante mais de 20 anos, como se ilustra com dois exemplos extraídos do nosso Livro de Honra;
– Conferência dos Arqueólogos de Portugal e Espanha em 1964.
A Casa da Beira Alta tem o estatuto de Instituição de Utilidade Pública desde o ano 2000.
Afonso Costa
Presidente da Direcção da Casa da Beira Alta
:: :: :: :: ::
Casa da Beira Alta
Associação Cultural e Recreativa – Instituição de Utilidade Pública
Rua de Santa Catarina, 147, 1.º – 4000-450 Porto
Leave a Reply