O Reguengo da Fatela e o Reguengo de Santo António localizavam-se entre Sortelha e o Sabugal, próximos do rio Côa, na parte oriental do concelho. Tendo como fio condutor os documentos da Câmara Municipal de Sortelha, existentes no arquivo municipal do Sabugal, pretendemos nestas crónicas mostrar o modo de exploração, o resultado da passagem das tropas napoleónicas e as consequências dos atritos entre os habitantes dos habitantes do Sabugal com as autoridades de Sortelha. (Parte 5 de 5.)
(Continuação.)
Documento 8 – A divisão em três «Hervajes»
«…. Tomando em consideração os interesses do Município a seu cargo, foi deliberado que todos os baldios do concelho que conviessem ficassem coutos afim de serem arrematados e principalmente os baldios do Reguengo, freguesia de Aldeia de Santo António, cujos baldios, esta Câmara, tendo pedido às necessárias informações dividiu em três Hervajes pela maneira seguinte:
1.º A chamada do Souto do Rio a partir da ribeira dos Sargaçais acima à cancela do Prado do Judeu, à cancela da Pateira a bater à ponte do Sabugal;
2.º Começando à ponte pela estrada adiante e que vem para a Aldeia de Santo António até à Tapada dos Castanheiros de Manuel Martins, junto ao Sabugal, e volta à parede ao fundo do chão do Fojo, a bater ao chão da Burra, e à fonte da Senhora da Graça.
3.º Começando à fonte da Senhora da Graça ao cruzeiro fundeiro, ao fundo do lameiro de Joaquim de Almeida, a bater ao cimo do chão do Balticar o caminho adiante, ao fundo do Vale das Bichas a bater no limite de Malcata.
E mandaram que se passassem os competentes editais, a fim de que tanto estas como as mais Hervajes fossem arrematadas no dia vinte do corrente mês…» (10)
Comentários
– Conseguir a identificação de todos estes locais significa estabelecer os limites do Reguengo em 1851.
– Utilização da palavra Reguengo e não Reguengos! Refere-se claramente aos limites do Reguengo da Fatela. Desconhecemos o que aconteceu com o de Santo António!
– Resulta desta demarcação que vai desde a Ribeira dos Sargaçais até próximo de Malcata, sempre na margem esquerda do Rio Côa.
– Não vai além de Urgueira e Aldeia de Santo António na direção de Sortelha.
– Na segunda parcela, a estrada Sabugal – Aldeia de Santo António deve corresponder ao traçado da atual.
– Alguns dos locais são de fácil localização, outros aguardamos a possibilidade de reunirmos mais informações.
– A Pateira, nos tempos da minha infância, foi um local de exploração de barro para construção civil, o que aconteceu até ao início da década de 1970 . Recordo o intenso movimento de carros de bois realizando o seu transporte. Hoje é uma exploração de caracóis.
– Estamos perante alterações significativas no modo de exploração: O sistema anterior a 1825 de exploração por caseiros não é referido; quanto ao arrendamento a uma única pessoa, desse ano, não temos informações sobre quanto tempo vigorou. Sobre este modo de exploração, pode ver mais… [aqui]
Nota
(10) Arquivo Municipal do Sabugal, Sortelha. Sessão da Câmara em 8 de Julho de 1851. Folha 33 e 33v (Texto adaptado).
(Fim.)
:: ::
«Ervages do Povo», por António Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019)
:: ::
Leave a Reply