A freguesia de Malcata, no concelho do Sabugal, vai inaugurar este sábado, 18 de Junho, às 16 horas o Centro de Interpretação do Lince Ibérico para divulgar o felino que está associado à Serra da Malcata.
O presidente da Junta de Freguesia de Malcata, João Fernandes, informou a agência Lusa que vai ser inaugurado este sábado, 18 de junho, às 16 horas o Centro de Interpretação do Lince Ibérico. O espaço ocupa uma sala do edifício do antigo posto da Guarda Fiscal e será inaugurado pelas 16:00 de sábado.
«O lince ibérico está, há largos anos, relacionado com a serra e com as gentes da Freguesia da Malcata. O felino estava em vias de extinção e foi lançado um plano de salvação do lince com a reintrodução de Lince Ibérico em Portugal, sempre associado ao último habitat natural, que foi realmente a Serra da Malcata», declarou o autarca à agência Lusa.
Neste âmbito, segundo o responsável, a Junta de Freguesia avançou com a criação do Centro de Interpretação do Lince Ibérico para dar a conhecer aos visitantes «o que é o felino».
«Quando se começou a pensar na ideia do Centro Interpretativo, o número de exemplares era muito inferior ao que é atualmente, porque os Centros de Reprodução que foram criados ao longo dos anos, e com algum sucesso, estão a dar resultados e o número de exemplares já não é tão diminuto», acrescentou o autarca.
«O lince esteve completamente extinto na Serra de Malcata, daí a necessidade de criar um espaço que nos pudesse trazer a imagem viva, aquilo que é o habitat natural dele, a alimentação e as pelagens, para que o lince não seja esquecido naquele que foi o último habitat dele», justificou.
O novo espaço interpretativo «tem tudo o que diz respeito ao lince, aposta nas novas tecnologias e nos meios audiovisuais, destacando a existência de um vídeo que ajuda a conhecer a Serra da Malcata e o próprio lince para que quem entrar ali e não conheça o lince ibérico possa passar a conhecê-lo”, complementou João Fernandes
A criação do Centro de Interpretação do Lince Ibérico representou um investimento global de 59 mil euros e foi apoiado em cerca de 50% por fundos comunitários e pela Câmara Municipal do Sabugal.
O município do Sabugal anunciou, em Fevereiro, que integra o projeto Linx 2020, a par dos municípios de Penamacor e de Castelo de Vide e da empresa de desenvolvimento e infraestruturas do Alqueva.
O projeto Linx 2020 visa a implementação de um sistema de conservação dos habitats de lince-ibérico e recuperação das populações de coelho-bravo nas áreas dos Sítios de Importância Comunitária como sejam os da Malcata, de São Mamede e de Moura-Barrancos.
Na fase inicial de funcionamento, por falta de recurso humanos, as visitas serão realizadas por marcação prévia na Junta de Freguesia de Malcata.
:: ::
jcl (com agência Lusa)
Leave a Reply