Se tem interesse na arquitetura religiosa de Portugal, o distrito da Guarda e a região do Sabugal em específico, são excelentes locais para começar a explorar. E é isso que vamos partilhar neste conteúdo para que seja mais fácil preparar a sua visita.

Mas antes de continuarmos, caso também tenha interesse em produtos de mosteiro e itens religiosos, pode visitar a loja online Holyart. Nesta loja encontra uma grande variedade de produtos na temática. Pode, por exemplo, comprar imagens de São João Baptista, o santo padroeiro do Sabugal, e guardar como recordação desta viagem tão incrível pela arquitetura religiosa.
Sem mais demoras, seguem-se alguns dos locais que deve incluir no seu roteiro.
O que incluir no passeio pela arquitetura religiosa de Sabugal e arredores?
1. Igreja da Misericórdia, Sabugal
Esta igreja tem uma nave única e é composta por dois retângulos que se encontram justapostos. A sua construção não tem data certa, mas acredita-se que foi iniciada entre os séculos XIII e XIV.
Mais recentemente, a Igreja da Misericórdia do Sabugal foi remodelada. Essa remodelação aconteceu no século XVII, mais concretamente no ano de 1673.
2. Igreja de Santa Maria do Castelo, Vilar Maior
Na região de Vilar Maior pode aproveitar a calma do local e a visita à igreja que se acredita ter sido construída no século XIII. Esta igreja está em ruínas e apenas persiste a zona que corresponde à capela-mor.
Já que está na região, aproveite para visitar a ponte medieval que se encontra sobre o rio Cesarão.
3. Capela das Almas, Aldeia da Ponte
A Capela das Almas foi construída na segunda metade do século XVIII e encontra-se localizada na Aldeia da Ponte, a cerca de 25 km do Sabugal. Tire, ainda, um pouco do seu tempo para apreciar as paisagens naturais desta região.
E, porque não, dar um salto a Espanha? Esta região portuguesa fica a apenas dois quilómetros da fronteira com o país vizinho. Se nunca lá foi, será uma excelente oportunidade.
Mais três destinos no distrito de Guarda
1. Sé Catedral, Guarda
Passando para a cidade de Guarda, temos um dos monumentos mais interessantes a nível nacional, a Catedral da Guarda. A construção desta igreja iniciou-se em 1390 e durou mais de 150 anos a ser terminada.
O horário de visita começa às 10:00 horas no Verão (de 1 de abril a 31 de outubro) e às 9:30 horas no inverno (de 1 de novembro a 30 de março). Durante o horário das missas, as visitas são proibidas.
Para obter mais informações sobre a catedral, as visitas e como chegar ao local, visite o website do Visit Portugal.
2. Igreja Matriz de Vila Nova de Foz Côa
Em Vila Nova de Foz Côa, o destaque vai para a Igreja Matriz que se encontra no centro da vila. Esta igreja tem uma arquitetura muito interessante, principalmente por causa da sua fachada rasgada.
Vale a pena prestar atenção às obras de pintura a óleo que se encontram na capela-mor, e não só.
A igreja pode ser visitada das 9:00 horas às 12:00 horas e das 14:00 horas às 17:30 horas. A visita é livre, ou seja, não será necessária a marcação prévia.
3. Museu da Guarda
E, por último, aproveite para conhecer o Museu da Guarda onde pode apreciar exposições permanentes, temporárias e o Campus Internacional de Escultura Contemporânea.
No website do museu tem mais informações sobre novas exposições que irão existir até ao final do ano. Pode, ainda, assistir a vídeos de 360o para ter uma melhor ideia do que vai encontrar neste museu.
Mas porque recomendamos este museu na Guarda? Na exposição permanente encontram-se esculturas de arte sacra dos séculos XIII a XVIII e pinturas dos séculos XVI a XVIII.
E se quiser mais informações sobre a história do Sabugal, o que visitar na região, tradições, gastronomia, entre outros, consulte este documento fornecido pelo Município do Sabugal.
:: ::
Lara
Leave a Reply