O compositor grego Vangelis Papathanassiou morreu na passada terça-feira, com 79 anos. A notícia foi avançada pela agência de notícias grega Athens mas a causa da morte não foi divulgada. De acordo com os seus representantes, o músico estava internado num hospital em França. O músico foi o autor de bandas sonoras para cinema tendo ganho o Oscar com o tema «Chariots of Fire».

As preferências musicais da minha juventude incluíram muitos temas e grupos de música electrónica como Orchestral Manoeuvres in the Dark, Mike Oldfiel, Jean-Michel Jarre ou Duran Duran e A-ha que vou ter o gosto de ver e ouvir ao vivo no próximo dia 25 de Junho no Rock in Rio.
Para mim o tema mais marcante de Vangelis foi sem dúvida, «Chariots of Fire». «Vi» a música centenas de vezes porque estava a terminar o 12.º ano e comecei a trabalhar aos fins-de-semana numas salas de cinema (Ávila e Sétima Arte) onde esteve em cartaz o filme «Momentos de Glória».
Aproveito para contar uma estória curiosa: o filme quando estreou não recebeu boas críticas e passado pouco tempo «saiu das salas». Cerca de um mês depois recebeu os Oscares para «Melhor Filme», «Melhor Música», «Melhor Figurino» e «Melhor Argumento». Voltou às salas de Lisboa e ficou meses a esgotar. Ele há coisas…
Vangelis morreu mas continua presente na estante de CD’s da minha sala.
:: ::
«A Cidade e as Terras», opinião de José Carlos Lages
(Fundador e Director do Capeia Arraiana desde 6 de Dezembro de 2006.)
:: ::
José Carlos :
Obrigado por este momento musical !
Amigo José Carlos :
Pelos anos de 1968-1969, este senhor pertencia a um grupo musical chamado Aphrodite’s Child e o vocalista deste grupo era o Demis Roussos. Depois o grupo desfez-se e cada um fez a sua vida, a nível musical. Tinha eu 14 anos, ainda dancei ao som da música deles!
Aphrodite’s Child ft. Demis Roussos & Vangelis – Spring, Summer, Winter And Fall (1970)… [Aqui]