A Rede Sabugal Primus tem de avançar…

A criação da «Rede Sabugal Primus» é um dos projetos que integram o Plano Estratégico do Concelho do Sabugal, elaborado e aprovado em 2014.
Esta rede, de iniciativa do Município, pretende unir a diáspora sabugalense de forma a que os seus membros possam e queiram dar o seu contributo para o desenvolvimento do Concelho.
O arranque desta Rede deu-se em 2015, tendo-se realizado sessões públicas em Lisboa, Paris e Sabugal.
Após um interregno de quase quatro anos, a assinatura em 2029 de um Protocolo entre o Município e a Casa do Concelho, veio dar um novo élan a esta iniciativa, tendo sido criado um Grupo de Trabalho no seio da Casa, para definir os modos de implementação da Rede Sabugal Primus.
Infelizmente o surto pandémico que assolou Portugal em 2020 e 2021 colocou estas intenções em banho maria, não se tendo, na prática, avançado.
Sábado passado a realização da primeira Tertúlia Sabugalense na sede da Casa com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Vitor Proença, permitiu perceber que estavam criadas as condições para arrancar de novo com a «Rede».
Esta é uma boa notícia para o Concelho pois se hoje as nossas terras estão despovoadas, os sabugalenses espalharam-se por todo o mundo e, se praticamente todos mantêm os seus laços à terra que os viu nascer ou de que são descendentes, muitos deles têm atividades profissionais que lhe dão condições para participar neste esforço coletivo de desenvolver o Concelho do Sabugal.
O Grupo de Trabalho da Casa vai arrancar em breve e todos serão chamados, pois todos têm uma palavra a dizer!.
:: ::
«Sabugal Melhor», opinião de Ramiro Matos
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Setembro de 2007.)
:: ::
Leave a Reply