Irá realizar-se, de 11 a 15 de maio de 2022, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão, a XII edição do seminário internacional dos Encontros Cinematográficos, que promove a reunião de vários participantes e cineastas de diferentes gerações e geografias com a comunidade.

Os Encontros Cinematográficos do Fundão têm vindo a consolidar-se nacional e internacionalmente e nesta edição será apresentada uma retrospectiva do realizador norte americano Sam Peckinpah e o ciclo «Guerra e Paz».
Destaque para a estreia de «O Fim-de-Semana de Osterman – Director’s Cut#», no dia 11 de maio, às 21:30 horas, o último filme do realizador de «A Quadrilha Selvagem», tal e qual o montou às escondidas dos produtores e finalmente revelado ao fim de quase 40 anos.
Acrescentam-se as estreias dos documentários «Passion & Poetry: The Ballad of Sam Peckinpah» e «Sam’s final cut», do realizador e historiador Mike Siegel, que tem dedicado grande parte da sua vida ao legado de Sam Peckinpah e que estará presente no Fundão para acompanhar esta retrospectiva.
Na sexta-feira, dia 13 de maio, haverá um concerto de celebração da vida e obra de Peckinpah, com a participação de vários músicos, «La Golondrina e a Quadrilha Selvagem», no Moto Clube Os Trinca-Cereja, na rua da Cale, a partir das 23:00 horas.
Ainda no dia 13 de maio, às 21h30, será lançado o livro «Vaivém», de Helena Almeida, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade.
Relativamente ao ciclo «Guerra e Paz», irá realizar-se a inauguração da exposição coletiva «Templo de Amor em Tempos de Guerra», no dia 15 de maio, domingo, às 11:00 horas, na Casa Vermelha, na rua da Cale, com trabalhos de artistas ucranianos e portugueses unidos na mesma luta e esperança: Alina Rubel, Anna Kramar, Casca, Gabriel AV, Halyna Katiukha, Ivan Romanenko, Pedro Leitão, Polina Krykunova, Rosa Martins, Vira Krykunova, Yulia Diadiura e Zina. Durante a tarde, n’ A Moagem, irão continuar as projeções de filmes, nomeadamente «Cross of Iron – A Grande Batalha» (15:00), de Peckinpah; «Paz» (18h00), dos fundanenses Marta Ramos e José Oliveira; e «Três Camaradas» (21:30), de Frank Borzage, com a apresentação do grande escritor espanhol Miguel Marías.
A organização deste evento é da Associação ARS e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cineclube Gardunha, do Cineclube da Guarda, do Jornal do Fundão e do Canto Redondo.
A entrada é livre para todas as sessões e encontros, recomendando-se a marcação prévia através do e-mail: bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com
Mais informações… [Aqui.]
:: ::
jcl (com Comunicação do Município do Fundão)
Leave a Reply