A partir de 1 de Agosto de 2022 a formação para conduzir tractores agrícolas passa a ser obrigatória. A formação deve ser averbada na carta de condução a categoria correspondente, T1, T2, T3, sendo que para tal é necessário o certificado da formação correspondente, atestado médico e dirigir-se ao IMT. A CAP disponibiliza cursos gratuitos no Centro da Formação da Guarda

«A partir de 1 de agosto de 2022, os titulares das cartas de condução das categorias B, C e D que pretendam ficar habilitados a conduzir os veículos agrícolas (…) têm de comprovar a realização, com aproveitamento, da ação de formação COTS ou da equivalente UFCD», lê-se no despacho governamental.
A CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal tem disponível o Curso Conduzir e Operar com o Tractor em Segurança (COTS). Esta acção de formação de 50 horas, financiada por fundos comunitários, é gratuita e está disponível através do Pólo de Formação Tejo, no Centro de Formação da Guarda e no Pólo de Formação Norte da Confederação dos Agricultores de Portugal.
A formação deve ser averbada na carta de condução a categoria correspondente, T1, T2, T3, sendo que para tal é necessário o certificado da formação correspondente, atestado médico e dirigir-se ao IMT.
A obrigatoriedade desta formação foi criada por decreto-lei publicado no final de 2017, para prevenir acidentes com máquinas agrícolas, abrangendo todos os condutores habilitados com cartas de condução da categoria B que conduzam tratores da categoria II, e das categorias C e D, que pretendam conduzir veículos agrícolas das categoria II e III.
:: ::
José Carlos Lages (com CAP e GNR da Guarda)
Leave a Reply