Em 22 de Maio de 1822 o Doutor Manuel António Leal Preto de Lima Castelo Branco do emprego de Juiz de Fora desta Vila de Sortelha e seu termo. (Parte 2 de 4.)

Posse do Doutor Manuel António Leal Preto de Lima Castelo Branco
«Auto de posse dado ao Doutor Manuel António Leal Preto de Lima Castelo Branco do emprego de Juiz de Fora desta Vila de Sortelha e seu termo.
Ano do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil oitocentos e vinte e dois anos. Aos vinte e dois de Maio do dito ano em esta Vila de Sortelha, em auto camarário procederão os oficiais da Câmara, Presidente da mesma, o Doutor Juiz de Fora José Luís Carvalho, e assim mais, clero e governança desta mesma, se deu posse ao Doutor Manuel António Leal Preto Lima Castelo Branco do emprego de Juiz de Fora desta Vila e seu termo, por ser para isso nomeado por sua Majestade que Deus guarde, o que fez patente pela Carta Régia que neste auto apresentou, em virtude da qual posse que tomou. Todos o reconhecemos por Juiz de Fora e Órfãos desta Vila e seu termo, enviado por El-Rei. E logo neste mesmo auto se deu por seu punho o atual Juiz de Fora, José Luís de Carvalho do dito emprego que ocupou até ao dia presente; e em cortesia do que um e outro assinaram este auto. Eu Manuel Robalo da Cunha escrivão da Câmara que o escrevi.
Assinaturas:… » (3)
Comentário
a) O Doutor Manuel António Leal Preto Lima Castelo Branco pertencia à família dos Viscondes de São Sebastião, segundo informação do Sr. Luís Paulo;
b) Foi nomeado por D. João VI após o regresso do Brasil em 1821;
c) Por este documento também ficamos sabendo o nome do seu predecessor, o Doutor José Luís de Carvalho;
d) Não foi possível localizar a referida Carta Régia;
e) No Arquivo Municipal de Sabugal não existem documentos da Câmara de Sortelha anteriores a Dezembro de 1821.
(3) Arquivo Municipal do Sabugal, Câmara. Acórdãos desde 30 de Dezembro de 1821, Folha 12.
:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019.)
:: ::
Em 1805 o Doutor Juiz de Fora era António Júlio de Farias Pimentel Abreu (o nome consta num documento, podendo ser consultado em: Arquivo Municipal de Sabugal, Câmara de Sortelha: Acórdãos desde 30 de Dezembro de 1821, folha 114).
A aventura continua!
António Gonçalves