• O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica

Menu
  • O Primeiro…
  • A Cidade e as Terras
  • Cronistas
  • Documentários
  • Ficção
  • História
  • Acontecimento Ano
  • Personalidade Ano
  • Ficha Técnica
Página Principal  /  Concelho do Sabugal  /  António Bogas é o primeiro major-general da GNR
09 Janeiro 2022

António Bogas é o primeiro major-general da GNR

Por José Carlos Lages
Concelho do Sabugal antónio manuel bogas, josé carlos lages Deixar Comentário

O Presidente da República decretou que António Manuel de Oliveira Bogas, o primeiro oficial formado pela GNR a ser promovido a brigadeiro-general, ascenda agora ao posto de major-general. O primeiro dos primeiros é ainda mais primeiro! Com um percurso militar incomparável o Major-General António Bogas já reservou um lugar na História da GNR.

Major-General António Manuel dos Santos Bogas
Major-General António Manuel de Oliveira Bogas

O Decreto do Presidente da República n.º 43/2022, publicado a 8 de Janeiro no «Diário da República» n.º 5-A/2022, Série I, página 47, confirma a promoção ao posto de Major-General do Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas.

Decreto do Presidente da República n.º 43/2022, de 8 de janeiro

Sumário: Confirma a promoção ao posto de Major-General do Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas.

O Presidente da República decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 140.º do Decreto-Lei n.º 30/2017, de 22 de março, o seguinte:

É confirmada a promoção ao posto de Major-General do Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas, na sequência do parecer de 19 de outubro de 2021 do Conselho Superior da Guarda Nacional Republicana e do despacho de aprovação da promoção da Ministra da Administração Interna de 28 de dezembro de 2021.

A antiguidade do militar no posto de Major-General conta-se a partir do dia 22 de dezembro de 2021, devendo passar a auferir a remuneração correspondente ao novo posto desde a data da assinatura do presente decreto.

Assinado em 6 de janeiro de 2022.

Publique-se.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

::  ::  ::  ::  ::

«A sorte dá muito trabalho!», é uma das afirmações mais marcantes que recordamos da entrevista ao então coronel António Bogas dias antes da sua promoção a oficial general da GNR.

E como já escrevemos na abertura o primeiro dos primeiros é ainda mais primeiro! Com um percurso militar incomparável o Major-General António Manuel Bogas já reservou um lugar na História da GNR.

Sabugalense, filho de emigrantes, ilustre representante do orgulho e da qualidade pessoal e profissional da diáspora raiana.

Parabéns Senhor Major-General Bogas!

:: ::
José Carlos Lages

Partilhar:

  • WhatsApp
  • Tweet
  • Email
  • Print
José Carlos Lages

Origens: Ruivós (Sabugal) :: :: Fundador e Administrador do «Capeia Arraiana» :: :: Crónica: «A Cidade e as Terras» :: ::

 Artigo Anterior A Janeira em Vale de Espinho
Artigo Seguinte   Casteleiro – os «tons» da aldeia

Artigos relacionados

  • Calendário 2022 das Capeias Arraianas

    Sexta-feira, 29 Julho, 2022
  • Câmara do Sabugal aprova plano de contingência para seca

    Terça-feira, 26 Julho, 2022
  • Faleceu Deolinda Rodrigues

    Sexta-feira, 15 Julho, 2022

Leave a Reply Cancel reply

Social Media

  • Conectar-se no Facebook
  • Conectar-se no Twitter

RSS

  • RSS - Posts
  • RSS - Comments
© Copyright 2022. Powered to capeiaarraiana.pt by BloomPixel.
 

Loading Comments...