O Presidente da República decretou que António Manuel de Oliveira Bogas, o primeiro oficial formado pela GNR a ser promovido a brigadeiro-general, ascenda agora ao posto de major-general. O primeiro dos primeiros é ainda mais primeiro! Com um percurso militar incomparável o Major-General António Bogas já reservou um lugar na História da GNR.

O Decreto do Presidente da República n.º 43/2022, publicado a 8 de Janeiro no «Diário da República» n.º 5-A/2022, Série I, página 47, confirma a promoção ao posto de Major-General do Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas.
Decreto do Presidente da República n.º 43/2022, de 8 de janeiro
Sumário: Confirma a promoção ao posto de Major-General do Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas.
O Presidente da República decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 140.º do Decreto-Lei n.º 30/2017, de 22 de março, o seguinte:
É confirmada a promoção ao posto de Major-General do Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas, na sequência do parecer de 19 de outubro de 2021 do Conselho Superior da Guarda Nacional Republicana e do despacho de aprovação da promoção da Ministra da Administração Interna de 28 de dezembro de 2021.
A antiguidade do militar no posto de Major-General conta-se a partir do dia 22 de dezembro de 2021, devendo passar a auferir a remuneração correspondente ao novo posto desde a data da assinatura do presente decreto.
Assinado em 6 de janeiro de 2022.
Publique-se.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
:: :: :: :: ::
«A sorte dá muito trabalho!», é uma das afirmações mais marcantes que recordamos da entrevista ao então coronel António Bogas dias antes da sua promoção a oficial general da GNR.
E como já escrevemos na abertura o primeiro dos primeiros é ainda mais primeiro! Com um percurso militar incomparável o Major-General António Manuel Bogas já reservou um lugar na História da GNR.
Sabugalense, filho de emigrantes, ilustre representante do orgulho e da qualidade pessoal e profissional da diáspora raiana.
Parabéns Senhor Major-General Bogas!
:: ::
José Carlos Lages
Leave a Reply