Em 28 de Maio de 1829 o Juiz de Fora de Sortelha, Francisco Paula Sarafana Correia da Silva Sampaio, deferiu o juramento dos Santos Evangelhos a António Nunes para que servisse o cargo de Juiz da Vintena para o lugar dos Foios d’aquém Côa. Nos arquivos da Câmara Municipal de Sortelha, por enquanto, é a única referência aos Foios!

No lugar dos Foios d’aquém Coa…
«Termo de juramento dado ao Juiz do lugar dos Foios d’aquém do Coa António Nunes
Aos vinte e oito dias do mez de Março de mil e oitocentos e vinte e sete annos nesta Villa de Sortelha e cazas da residência do Doutor Juiz de Fora Francisco Paula Sarafana Correia da Silva Sampaio ahi sendo presente António Nunes do lugar dos Foios d’aquem Coa lhes deferiu juramento dos Santos Evangelhos sob cargo do qual lhes encarregou servisse o cargo de Juiz da vintena em dito lugar no presente anno executando à risca o seu regimento o que prometeu fazer e assinou com o dito Ministro. Eu Joaquim d’Aguillar que escrevi.
Assinaturas: Sarafana
O Juiz: António Nunes» (1)
Comentário
1 – Juiz da vintena – Existia em aldeias com mais de vinte fogos (daí vintena) e que distassem pela menos uma légua da sede de concelho, tinha competências restritas em matéria civil, julgando causas cíveis de pouco valor, não requeria qualquer formação em direito podendo ser não letrado e era nomeado pelo Juiz de Fora. Assim, fazia parte da administração Judicial da Coroa.
2 – De Sortelha aos Foios – Nos arquivos da Câmara municipal de Sortelha, por enquanto, é a única referência aos Foios! Portanto, parte da aldeia, do lado esquerdo do rio Côa, devia pertencer à freguesia de Malcata e concelho de Sortelha, a do lado direito ao Sabugal. A explicação para ausência de informação prende-se certamente com as dificuldades de administração deste território devido à distância. Ir de Sortelha aos Foios e voltar deveria significar um dia de viagem! Os habitantes estariam entregues a si próprios!
3 – Foios de Sortelha – A freguesia de Malcata foi desanexado do concelho de Sortelha por decreto de 17 de Setembro de 1851.(2) Assim, terá sido após esta data que os Foios d’aquém Côa passaram a chamar-se de Sortelha!
Notas
(1) Arquivo Municipal do Sabugal, Câmara. Acórdãos desde 30 de Dezembro de 1821, folha 144.
(2) Correia, Joaquim Manuel (1946), Terras de Riba-Côa. Memórias sobre o concelho do Sabugal, Edição fac-similada (1988), Sabugal, Câmara Municipal, p. 188.

Um bairro dos Foios a que chamavam Sortelha
(texto do prof. José Manuel Campos)
Quando eu era criança recordo-me de algumas vezes ouvir dizer à minha mãe que ia ali a Sortelha.
Na altura eu não fazia caso nenhum e apenas me recordo de a minha mãe demorar pouco tempo.
Claro que só muito mais tarde é que me apercebi que quando, por aqui diziam Sortelha se estavam a referir a uma parte dos Foios que é dividida pelo rio Côa. Passo a explicar:
Quando o rei D. Dinis criou os cinco municípios na área geográfica que hoje é o concelho do Sabugal – são onde hoje existem os cinco castelos – esse mesmo rei decretou que todos os povoados que se localizassem na margem esquerda do rio Côa ficariam a pertencer ao município de Sortelha.
Visto que este bairro dos Foios se encontra na margem esquerda do rio Côa passou a ser designado por Sortelha.
O saber não ocupa lugar.

:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019.)
:: ::
Leave a Reply