António Manuel Bogas, natural do Sabugal, recebeu no dia 15 de Junho de 2021, das mãos do primeiro-ministro António Costa a Espada de Oficial General da GNR. O primeiro dos primeiros de sempre na GNR! «De soldado a general» é o percurso nunca visto na GNR-Guarda Nacional Republicana. Em 2021 vamos ter duas «Personalidades do Ano». Por ser merecido nenhum dos dois podia ficar de fora. Ficamos agora a conhecer melhor o percurso de António Manuel Bogas…
António Manuel Bogas, filho de Cesaltina Oliveira e Olímpio Bogas nasceu em 1966 na então vila do Sabugal. A infância foi passada «à sombra» do castelo das cinco quinas com os pais emigrados lá longe na Alemanha.
– 1983 a 1987 – voluntário nos Bombeiros do Sabugal.
– 1987 – entrou a 19 de Janeiro para o serviço militar obrigatório e fez a recruta como soldado na Figueira da Foz na Escola Prática de Transportes. Jurou bandeira a 23 de Abril e foi colocado como «soldado condutor» no Batalhão do Serviço de Material no Entroncamento.
– 1987 a 1989 – curso de formação de sargentos do Exército. Classificado em primeiro lugar no 16.º Curso de Formação de Sargentos de Administração.
– 1991 a 1996 – curso de formação de oficiais da Academia Militar. Em 1992 no segundo ano escolheu, com convicção, «GNR Administração». Termina o curso (cinco anos) em primeiro lugar da GNR entre 23 alunos.
– 1996 e 1997 – termina o curso e é colocado no Comando-Geral da GNR, no quartel do Carmo, no Conselho Administrativo.
– 1998 e 1999 – colocado como adjunto do chefe de contabilidade na maior unidade da GNR, a Brigada Fiscal, dispersa por todo o País. Em 1999 faz um interregno na Brigada Territorial n.º 4 no Porto. Passou a chefe da contabilidade com o cargo de financeiro-logístico.
– 1999 a 2003 – regresso à Brigada Fiscal. Ingresso no Curso de Promoção a Capitão. No final foi convidado a dar aulas na Academia Militar, onde esteve durante dois anos até 2003 a ensinar contabilidade e logística.
– 2003 a 2009 – vogal do Conselho de Direcção dos Serviços Sociais da GNR a desempenhar funções de Tenente-coronel ainda como Capitão.
– 2010 – Já como Major foi colocado na Escola de Queluz e enviado, durante um ano, para uma missão em Angola.
– 2011 – a 1 de Julho é convidado pelo Director de Recursos Financeiros para Chefe da Divisão do Orçamento da GNR.
– 2016 – promovido a Coronel e o Director vai para a situação de reserva passando a Director de Recursos Financeiros.
– 2019 – nomeado a 12 de Julho para a frequência do Curso de Promoção a Oficial General.
– 2021 – a 15 de Junho recebe das mãos do primeiro-ministro António Costa a Espada de Oficial General da GNR. A 10 de Novembro, dia do concelho do Sabugal, a autarquia atribui a Medalha de Mérito Cívico ao Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas, da GNR.
Atribuição da «Personalidade do Ano 2021»
Na GNR-Guarda Nacional Republicana há as figuras da promoção e da graduação. Para ser promovido tem que se satisfazer condições gerais e específicas de promoção. O coronel António Manuel Bogas completou, no dia 26 de Dezembro de 2020, quatro anos no posto e passou a preencher todas as condições da promoção a Oficial General. Como era um sábado o General-comandante homologou apenas na segunda-feira, 28 de Dezembro de 2020.
A História é feita de datas e momentos como o que a GNR está a viver. Pela primeira vez um dos seus chega aos lugares cimeiros da instituição, num processo que vai levar à substituição gradual dos Generais do Exército.
«É verdade que somos fruto das circunstâncias e como gosto de dizer aos meus filhos a sorte dá muito trabalho e custa muito a conquistar. E não escondo que estava no sítio certo no momento certo», disse em entrevista recente ao Capeia Arraiana.
E ainda na mesma entrevista: «Tenho muito orgulho do meu passado. Nunca pedi nada a ninguém. Comecei como soldado. E terminarei como soldado ao serviço dos Portugueses e de Portugal.»
Entrevista ao Capeia Arraiana… [Aqui.]
Assim, o Capeia Arraiana entendeu atribuir em ano da promoção a Brigadeiro-General de António Manuel de Oliveira Bogas o título, com honra, mérito, dedicação e altruísmo, de «Personalidade do Ano 2021».
:: :: :: :: ::
Neste ano de 2021 e porque se destacaram duas personalidades no concelho do Sabugal a distinção de «Personalidade do Ano» é, também, atribuída a outro sabugalense, Vítor Proença.
:: ::
José Carlos Lages
Parabéns às duas personalidades do ano.
António Cunha
Parabéns ao general António Bogas pelo seu notável percurso, desejando que se mantenha firme com as suas convicções e que continue a desempenhar com todo o mérito, como tem o feito até aqui as funções que lhe têm sido confiadas!