A esperteza aparece mascarada de Cultura, o espectáculo cínico mascarado de Humanismo, e os negócios mascarados de Ética. Tudo isto faz com que os cidadãos desconfiem dos líderes políticos e das Instituições Democráticas.

A Democracia como nós a conhecemos, é a forma política mais Ética e Humana de governo. Podemos dizer sem errar, que há Democracias que funcionam mais ou menos bem, enquanto outras são exemplos a não seguir.
Sabemos que a Democracia não é mais nem menos do que a abertura política a qualquer cidadão, ou cidadã, assim democratiza-se a sociedade. mas isto traz um problema que se está a tornar preocupante, e se alguns desses cidadãos têm baixo nível Cultural, Ético e Humano? Direi simplesmente que se está a democratizar contra a própria Democracia, também podemos dizer que estamos a encher a Democracia de anti-democratas. Esta a razão querido(a) leitor(a) da política estar despojada da sua dimensão Ética, por isso, tanto proveito material.
Liberdade de pensamento e de opinião, sem dúvida que é uma conquista da Democracia nos tempos modernos, mas como pode alguém sem apoio dos grupos de pressão que mandam na política e na economia, ter voz?
Os problemas da governação cada vez são maiores, como reage o poder para os solucionar? Inventando planos e projectos que muitas vezes não passam de papel inútil.
:: ::
«Passeio pelo Côa», opinião de António Emídio
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Junho de 2008.)
:: ::
Leave a Reply