A tradição religiosa na freguesia de Águas Belas, concelho do Sabugal, conhecida por «Volta da Santa ou dos Reis» encontra fundamento no desaparecimento de crianças do século XIX.

«Aviltantemente se enaltece a pobreza como sacrifício para aceder ao reino dos céus.» (1)
Conta-se que todos os anos desaparecia uma pessoa. «Para ver se terminavam estes desaparecimentos, o povo prometeu dar, cada ano, pela festa dos Reis Magos, uma Volta pelas terras, onde tinham ocorrido desaparecimentos.» Ver mais… [Aqui.] (2)
Nas Memórias Paroquiais de 1758 ainda não é referida. Nesta época já existiam os Expostos, mas só em 1783 foram criadas as Rodas, havendo mais documentos a partir daí. Em meados do século XIX, no antigo concelho de Sortelha, a freguesia de Águas Belas foi das mais flageladas com crianças expostas e desaparecidas, não sendo de excluir a possibilidade de comércio de crianças! Ver mais… [Aqui.]
Entre os vivos com mais idade esta tradição sempre existiu. Em consequência, a associação à questão dos Expostos é inevitável.
Reconhecendo a boa vontade e empenho de quem mantém a tradição, tamanha infelicidade devia merecer um pouco de reflexão da parte da Igreja.
Desaparecimentos sempre existiram!
Acresce que a permissão para os mais novos fumarem um cigarro da Santa nada tem de católico!
Notas
(1) Valverde, Marianela – Do outro lado do tempo, Alcochete, Alfarroba, 2019, p. 58.
(2) Afonso, Maria Rosa, in Capeia Arraiana… [Aqui.]
:: ::
«Memórias de Sortelha», por António Augusto Gonçalves
(Cronista/Opinador no Capeia Arraiana desde Janeiro de 2019.)
:: ::
Já em 1826 os moradores de Sobreira e Águas Belas estavam isentos do pagamento da “finta do ferolho”. Ou seja, para criar um exposto, isentava-se um imposto! Certamente que as crianças eram fundamentais enquanto mão-de-obra para os caseiros, daí a sua proteção! Por outro lado, confirma a existência deste flagelo nas freguesias de Águas Belas e Pousafoles do Bispo!
Vejamos:
– «… São as povoações da Sobreira e Águas Belas foreiras da caza dos Excelentíssimos Duques de Lafões, pagando-se antigamente estes foros à caza dos Excelentíssimos Duques de Arronches, por onde provém aos Excelentíssimos Duques a Quota de uma Régia Provisão regulada em um dos livros da Câmara desta Villa de Sortelha pela qual os ditos moradores de Sobreira e Águas Belas são isentos da finta dos ferolhos para a criação dos expostos, como caseiros dos ditos Duques não existentes no Cartório desta Câmara.» Arquivo Municipal de Sabugal, Sortelha: Acórdãos desde 30 de dezembro de 1821, Sessão de 31 de Maio de 1826, folha 116v.
A transcrição deste documento de várias páginas é fundamental para esclarecermos os usos e costumes do início do século XIX. Fui informado que o trabalho está a ser realizado pela Doutora Sara Pereira.
Que imposto seria este?